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Fórmula E pretende abandonar o uso do Fanboost na próxima temporada

O mecanismo que aproximava o público das equipes e pilotos, deve ser retirado para a próxima temporada

A Fórmula E terá um carro muito mais potente e eficiente na próxima temporada, desta forma a categoria aproveita o momento para avaliar algumas mudanças na competição, como a eliminação do sistema de Fanboost que esteve presente desde a primeira temporada do campeonato elétrico.

O Fanboost é uma forma de engajar os fãs, promovendo uma votação popular que contempla alguns pilotos com uma potência extra para uso durante a corrida, podendo ser trabalhada pelo piloto para tentar uma ultrapassagem ou defesa de posição.

O The Race publicou uma matéria informando que as equipes e promotores do campeonato estão dispostos a encerrar a votação do Fanboost na era Gen3 e o acordo foi aceito de forma unânime.

A Fórmula E segue para a sua 9ª temporada, com este sendo um salto bem grande para a categoria elétrica, por conta dos seus carros mais eficientes. A decisão de descartar o Fanboost também é uma forma de atestar que o novo equipamento e outras práticas da categoria são assertivas.

O novo formato de classificação introduzido na temporada passada foi considerado um sucesso, colaborando para as disputas em pista e bem avaliado pelos pilotos. Os líderes do Campeonato sentiam que o seu desempenho era penalizado no antigo formato, a Fórmula E encontrou uma forma de ainda manter o seu DNA de competitividade e oferecer algo mais agradável aos seus pilotos.

A possibilidade de retirar o Fanboost será confirmada após a reunião do Conselho Mundial da FIA que acontece nesta semana. A categoria elétrica ainda avalia para o próximo ano a possibilidade de retomar com os pit-stops, colaborando para mais disputas em pista.

O Fanboost por mais que fosse um sistema para aproximar o público dos seus pilotos favoritos, também foi algo que gerou algumas controvérsias, onde os pilotos cobravam mais transparência na apuração dos votos e mencionaram até mesmo a possibilidade de alguns trabalharem com robôs para se posicionar bem na votação; em outros casos alguns competidores se sentiam lesados, principalmente por conta do tipo de campanha que era realizada para angariar votos por parte dos pilotos e de suas equipes.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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