AutomobilismoBlogColunistasDestaquesPost

Fórmula 2 segue para o Catar – Saiba os horários da 13ª etapa do campeonato

Duelo entre Gabriel Bortoleto e Isack Hadjr será observado ao longo da etapa, pois os pilotos estão disputando ponto por ponto o título da temporada 2024

A Fórmula 2 retorna neste fim de semana depois de uma longa pausa. A última corrida da categoria de base foi disputada no Azerbaijão, em meados de setembro. Agora a categoria volta a se encontrar com a Fórmula 1, para que as provas do Catar e Abu Dhabi possam ser disputada.

Antes das férias, Gabriel Bortoleto se garantiu na liderança do campeonato, chegando à marca dos 169.5 pontos, contra 165 de Isack Hadjar. O embate entre esses dois competidores vai marcar esse retorno da categoria, que busca descobrir quem será o campeão da temporada.

O trabalho realizado por Bortoleto ao longo do campeonato, fez o nome do piloto ganhar força no mercado de pilotos. Por fim, o brasileiro foi oficialmente contratado pela Sauber e o anúncio realizado depois do GP de São Paulo. O competidor será companheiro de Nico Hülkenberg no próximo ano, desta forma o Brasil volta a ter um representante no grid.

Apenas esses dois pilotos estão disputando o título ponto por ponto. No entanto, Zane Maloney (135 pontos), Paul Aron (133) Jack Crawford (116), Andrea Kimi Antonelli (113) e Victor Martins ainda tem chances matemáticas de bagunçar a conquista pelo título.

Lembrando que Maloney começou o ano dominando o campeonato, mas perdeu espaço no grid, conforme a temporada foi avançando. Até mesmo Kush Maini, companheiro de Bortoleto, teve um começo de ano mais competitivo e até parecia que o indiano seria prioridade dentro da equipe.

Cada uma das etapas que estão por vir vão contar com duas corridas, Sprint e a prova principal. A pontuação é diferente nestas duas corridas, apenas os oito primeiros vão pontuar na corrida rápida (prova de 120 km ou 45 minutos – depende do que acontecer primeiro); o vencedor recebe 10 pontos e os pilotos podem disputar a volta rápida, que vale um ponto, se o piloto estiver no top-10.

Na corrida principal, o vencedor conquista 25 pontos e também pode disputar o ponto da volta mais rápida. Essa prova tem duração de 60 minutos ou 170 km.

O piloto que faz a pole, é bonificado com dois pontos e tem o direito de começar a corrida principal da liderança.

Estão em jogo 78 pontos no início desta rodada no Catar, o que pode dar uma boa movimentada no campeonato. Cada fim de semana o máximo de ponto que um piloto pode alcançar, são 39 pontos.

O grid que veremos nesse retorno, passou por algumas mudanças. Franco Colapinto está focado em seu trabalho com a Williams pelo restante da temporada 2024 da Fórmula 1, não correrá mais na F2 neste ano, em seu lugar a equipe MP Motorsport, colocou Oliver Goethe.

Maloney também não retornará mais, pois foi contratado pela Lola Yamaha ABT e disputará a 11ª temporada da Fórmula E. O atual campeão da Fórmula 3, Leonardo Fornaroli, substituirá o competidor, antes de se juntar ao grid da Fórmula 2 de forma integral em 2025, com a Invicta Racing.

Dino Beganovic, foi escolhido para assumir o lugar de Juan Manuel Correa na DAMS, enquanto Richard Verschoor estará na MP Motorsport no lugar de Dennis Hauger. Max Esterson então foi puxado para ocupar o lugar de Verschoor na Trident, enquanto Cian Shields vai para a AIX Racing, substituindo Niels Koolen.

De certa forma todo mundo já está habituado a essas mudanças ao longo da temporada da Fórmula 2, pois elas são motivadas por dinheiro e desempenho.

Programação – Horários da Fórmula 2 no Catar – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

O Grupo Bandeirantes exibe ao vivo e na íntegra as etapas do Catar e Abu Dhabi. Será possível acompanhar tudo no Bandsports na tv fechada, no BandPlay e Band.com.br por meio das plataformas digitais da emissora.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo