A Fórmula 2 retorna neste fim de semana depois de uma longa pausa. A última corrida da categoria de base foi disputada no Azerbaijão, em meados de setembro. Agora a categoria volta a se encontrar com a Fórmula 1, para que as provas do Catar e Abu Dhabi possam ser disputada.
Antes das férias, Gabriel Bortoleto se garantiu na liderança do campeonato, chegando à marca dos 169.5 pontos, contra 165 de Isack Hadjar. O embate entre esses dois competidores vai marcar esse retorno da categoria, que busca descobrir quem será o campeão da temporada.
O trabalho realizado por Bortoleto ao longo do campeonato, fez o nome do piloto ganhar força no mercado de pilotos. Por fim, o brasileiro foi oficialmente contratado pela Sauber e o anúncio realizado depois do GP de São Paulo. O competidor será companheiro de Nico Hülkenberg no próximo ano, desta forma o Brasil volta a ter um representante no grid.
Apenas esses dois pilotos estão disputando o título ponto por ponto. No entanto, Zane Maloney (135 pontos), Paul Aron (133) Jack Crawford (116), Andrea Kimi Antonelli (113) e Victor Martins ainda tem chances matemáticas de bagunçar a conquista pelo título.
Lembrando que Maloney começou o ano dominando o campeonato, mas perdeu espaço no grid, conforme a temporada foi avançando. Até mesmo Kush Maini, companheiro de Bortoleto, teve um começo de ano mais competitivo e até parecia que o indiano seria prioridade dentro da equipe.
Cada uma das etapas que estão por vir vão contar com duas corridas, Sprint e a prova principal. A pontuação é diferente nestas duas corridas, apenas os oito primeiros vão pontuar na corrida rápida (prova de 120 km ou 45 minutos – depende do que acontecer primeiro); o vencedor recebe 10 pontos e os pilotos podem disputar a volta rápida, que vale um ponto, se o piloto estiver no top-10.
Na corrida principal, o vencedor conquista 25 pontos e também pode disputar o ponto da volta mais rápida. Essa prova tem duração de 60 minutos ou 170 km.
O piloto que faz a pole, é bonificado com dois pontos e tem o direito de começar a corrida principal da liderança.
Estão em jogo 78 pontos no início desta rodada no Catar, o que pode dar uma boa movimentada no campeonato. Cada fim de semana o máximo de ponto que um piloto pode alcançar, são 39 pontos.
O grid que veremos nesse retorno, passou por algumas mudanças. Franco Colapinto está focado em seu trabalho com a Williams pelo restante da temporada 2024 da Fórmula 1, não correrá mais na F2 neste ano, em seu lugar a equipe MP Motorsport, colocou Oliver Goethe.
Maloney também não retornará mais, pois foi contratado pela Lola Yamaha ABT e disputará a 11ª temporada da Fórmula E. O atual campeão da Fórmula 3, Leonardo Fornaroli, substituirá o competidor, antes de se juntar ao grid da Fórmula 2 de forma integral em 2025, com a Invicta Racing.
Dino Beganovic, foi escolhido para assumir o lugar de Juan Manuel Correa na DAMS, enquanto Richard Verschoor estará na MP Motorsport no lugar de Dennis Hauger. Max Esterson então foi puxado para ocupar o lugar de Verschoor na Trident, enquanto Cian Shields vai para a AIX Racing, substituindo Niels Koolen.
De certa forma todo mundo já está habituado a essas mudanças ao longo da temporada da Fórmula 2, pois elas são motivadas por dinheiro e desempenho.
O Grupo Bandeirantes exibe ao vivo e na íntegra as etapas do Catar e Abu Dhabi. Será possível acompanhar tudo no Bandsports na tv fechada, no BandPlay e Band.com.br por meio das plataformas digitais da emissora.
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