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Fórmula 1 testará nova identificação de pilotos nas câmeras onboard no GP da Bélgica

Medida será testada em Spa-Francorchamps e busca tornar mais clara a identificação dos pilotos durante as transmissões, com o uso das siglas aplicadas nas câmeras no topo dos carros

A Fórmula 1 realizará, durante o Grande Prêmio da Bélgica, um teste com um novo sistema de identificação visual dos pilotos. A iniciativa, desenvolvida em parceria entre a FIA e a Formula One Management (FOM), tem como objetivo tornar mais clara para o público a identificação visual dos pilotos em pista.

O teste consiste na aplicação das siglas com três letras — as mesmas exibidas nas tabelas de cronometragem [HAM, STR, ALO, VER, NOR…] — nas câmeras em formato de “T”, posicionadas sobre o Santo Antônio dos carros.

SPA, BELGIUM – JULY 24: Lettering on the camera mounting on the car of Lance Stroll of Canada and Aston Martin F1 Team in the garage during previews ahead of the F1 Grand Prix of Belgium at Circuit de Spa-Francorchamps on July 24, 2025 in Spa, Belgium. (Photo by Zak Mauger/LAT Images)
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As abreviações serão colocadas tanto nas laterais quanto na parte superior do equipamento, tornando-se visíveis nas imagens geradas.

A medida surge como mais uma tentativa da categoria de aprimorar a comunicação visual com os fãs, especialmente durante disputas acirradas ou momentos em que carros de mesma equipe aparecem juntos na transmissão. Atualmente, a única distinção visual obrigatória entre os dois carros de cada equipe está na cor da câmera, preta para o primeiro piloto e amarela fluorescente para o segundo piloto.

Em outros momentos a Fórmula 1 já fez outros testes em busca de solucionar o problema de identificação dos pilotos. Em 2017, primeiro ano de gestão da Liberty Media, foi introduzida uma diretriz exigindo números maiores nos carros e a exibição das siglas dos pilotos, mas a obrigatoriedade das siglas acabou sendo abandonada meses depois. Ainda assim, a Force India seguiu utilizando a marcação até o fim da temporada.

Outra tentativa ocorreu em 2014, quando a Force India testou um display digital nas laterais das câmeras para exibir informações como os compostos de pneus ou as voltas rápidas. A ideia não foi adiante na F1, embora tenha sido brevemente utilizada pela IndyCar em anos seguintes.

Segundo o regulamento técnico atual, os carros devem exibir de forma legível o número do piloto na carenagem externa, além do nome ou emblema da equipe.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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