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Fórmula 1 fecha acordo com GM/Cadillac para ter a 11ª equipe no grid a partir de 2026

Andretti não é mencionada no acordo. O peso da GM/Cadillac é ressaltado em anúncio realizado pela Fórmula 1

A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (25) que fechou um acordo “inicial” com a GM/Cadillac para ter uma 11ª equipe no grid a partir de 2026. Na última semana um forte rumor começou a circular na imprensa sobre essa possibilidade.

O anúncio realizado não cita o nome da Andretti, equipe que desencadeou todo o processo para ter a entrada de mais uma equipe no grid. O time norte-americano teve a sua candidatura aprovada pela FIA, mas não passou pela verificação da Fórmula 1.

No entanto, a GM/Cadillac atuou como parceira nos planos da Andretti, com o objetivo de impulsionar a sua entrada no grid. O que a Fórmula 1, é que manteve um diálogo com a General Motors e seus parceiros na TWG Global sobre a viabilidade de uma entrada após a avaliação comercial e a decisão tomada pela F1 em janeiro.

Ao longo deste ano, eles conseguiram atingir marcos operacionais e deixaram claro seu compromisso com a marca de uma 11ª equipe GM/Cadillac, e que a GM entrará como a fornecedora de motores posteriormente.

Como era esperado, a partir do momento que o nome da GM fosse colocado como a candidata, a Fórmula 1 analisaria a situação com outros olhos. Eles ainda precisaram da Andretti para dar esse passo na categoria, por conta da estrutura que já foi estabelecida pela equipe norte-americana, no entanto, mas detalhes serão divulgados no futuro.

“Com os planos de crescimento contínuo da Fórmula 1 nos EUA, sempre acreditamos que receber uma marca americana impressionante como a GM/Cadillac no grid e a GM como futura fornecedora de unidades de potência poderia trazer valor e interesse adicionais ao esporte”, comentou Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media.

“Nós creditamos a liderança da General Motors e seus parceiros com o progresso significativo em sua prontidão para entrar na Fórmula 1. Estamos animados para seguir em frente com o processo de inscrição para a equipe GM/Cadillac entrar no Campeonato em 2026”, seguiu.

Algo que é ressaltado neste anúncio, é justamente o “valor” que uma GM pode agregar ao campeonato. Essa foi a mesma palavra usada para barrar a candidatura da Andretti, já que a Fórmula 1 não conseguiu ver o “valor” que essa equipe agregaria ao grid.

Michael Andretti se afastou da gestão diária da Andretti Global, o que foi considerado como um fator importante para que fosse possível conversar mais uma vez sobre o assunto. Desta forma foi possível tratar com Dan Towriss, nomeado CEO da TWG Global.

No comunicado da GM, eles afirmaram que a Cadillac Fórmula 1, estava “a caminho de se tornar uma equipe de fábrica até o final da década”. Inicialmente será necessário que a equipe use o moto de outro fornecedor, até que a GM entre de fato com a sua unidade de potência. Acredita-se que o acordo será estabelecido com a Ferrari.

“Estamos animados em fazer parceria com a General Motors para trazer uma presença dinâmica à Fórmula 1. Juntos, estamos montando uma equipe de classe mundial que incorporará a inovação americana e proporcionará momentos inesquecíveis aos fãs de corrida ao redor do mundo. Agradecemos o apoio da FIA e da FOM à nossa inscrição e seu reconhecimento do valor que podemos trazer ao campeonato”, comentou Dan Towriss, CEO da unidade de automobilismo da TWG Global.

Com a fala de Stefano Domenicali, o presidente e CEO da Fórmula 1, volta a ressaltar o compromisso que a empresa está assumindo com a categoria: “O comprometimento da General Motors e da Cadillac com este projeto é uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte. Estamos ansiosos para ver o progresso e o crescimento desta aplicação, certos da colaboração e do apoio total de todas as partes envolvidas.”

Já tem tempos que a Fórmula 1 tem buscado ingressar de vez no mercado norte-americano. Além de três corridas anuais por lá, a categoria também visa ter um time norte-americano, que tenha uma melhor “relação”, represente algo a mais, diferente do que é hoje a Haas para o grid.

O fato de ser uma marca reconhecida mundialmente, também colabora para que as conversas tenham avançado, quando tiraram a Andretti do holofote.

“A General Motors é uma grande marca global e potência no mundo OEM e está trabalhando com parceiros impressionantes. Apoio totalmente os esforços feitos pela FIA, Fórmula 1, GM e a equipe para manter o diálogo e trabalhar em direção a este resultado de um acordo em princípio para progredir esta aplicação para trazer uma equipe da marca GM/Cadillac no grid para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2026. Todas as partes, incluindo a FIA, continuarão a trabalhar juntas para garantir que o processo progrida sem problemas”, comentou Mohamed Ben Sulayem, presidente da FIA.

Ainda não está claro se o nome da Andretti vai aparecer no nome oficial do time, pois existem vários trâmites pelo caminho.

Na declaração da GM, também foi confirmado que a TWG é a dona e opera a Andretti Global. Mario Andretti, pai de Michael e campeão da F1 em 1978, atuará como diretor no conselho da equipe.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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