Com o encerramento da temporada 2024 se aproximando, o clima ficou pesado dentro da Ferrari. Após o encerramento do GP de Las Vegas, Charles Leclerc mencionou que ele é o único dentro da equipe capaz de seguir os acordos estabelecidos antes da corrida e falou sobre mudar a sua postura em pista.
No rádio, Leclerc disse ao seu engenheiro: “Eu fiz meu trabalho, mas ser bonzinho só me fod* o tempo todo. Não é nem ser gentil, é só ser respeitoso. Eu sei que preciso ficar calado, mas chega a um ponto que é sempre a mesma coisa, então…”
A batalha foi intensa na Ferrari, Carlos Sainz faturou a segunda posição na classificação, mas foi superado por Charles Leclerc na largada, com o monegasco assumindo o segundo lugar. Algumas voltas depois, Leclerc atacou George Russell, mas não conseguiu superar o piloto da Mercedes, sendo forçado a recuar para o quarto lugar, quando foi ultrapassado por Sainz e Max Verstappen.
No decorrer da prova, a Ferrari acabou flutuando no grid, pela necessidade de uma segunda parada para concluir a corrida, algo que atingiu o grid todo. A primeira parada de Leclerc aconteceu na volta 10 de 50, pois ele forçou muito os pneus no início da prova. Os companheiros de equipe tiveram mais um duelo, onde teoricamente era para Sainz não pressionar Leclerc.
“Quer dizer, eu estava muito animado no começo [em] P2, então infelizmente tudo começou a dar errado muito rápido, porque eu forcei demais os pneus”, disse Leclerc depois. “Nos outros dois stints com os duros, nós fomos muito fortes, mas perdemos muito no primeiro [stint de médios].”
Após a segunda parada, o espanhol foi buscar Max Verstappen, conseguindo a aproximação no holandês. Ao assumir a terceira posição na volta 41, Sainz deixou Leclerc brigando com Verstappen, mantendo o piloto da Red Bull em seu DRS, provavelmente para evitar um confronto com o companheiro de equipe em pista.
Falando com a Sky Sports F1 depois do encerramento da corrida, Leclerc foi questionado sobre o seu rádio ao longo da prova, em decorrência da segunda parada, quando estava à frente de Sainz e foi ultrapassado quase que imediatamente pelo espanhol.
“Quero dizer, toda vez que há esse tipo de frustração, obviamente não há o contexto para todos”, ele comentou. “Simplesmente não há necessidade de eu entrar em detalhes sobre tudo o que é discutido. Não vou me aprofundar mais nessa discussão.”
“Frustrante, sim, mas não muda nada para a equipe. Está tudo bem. Acho que fiz minha parte no primeiro turno, obviamente. Quando tive os pneus completamente acabados, não quis brigar naquele momento, deixei Carlos passar. O resto discutiremos dentro da equipe.”
Leclerc foi questionado se existia algum favorecimento para Sainz pela equipe, mas a resposta foi: “Não, não, não, não se trata de favorecer um ou outro, é sobre coisas que nos foram ditas. Mas isso é tudo bom. Novamente, eu já disse demais, então não quero entrar em detalhes de forma alguma.”
Sainz está de saída da Ferrari, pois o time italiano conseguiu realizar a contratação de Lewis Hamilton para o próximo ano. O espanhol será liberado pela equipe no final de semana depois de Abu Dhabi, para fazer as suas primeiras voltas com a Williams.
Neste ano já tivemos alguns outros problemas relacionados a acordo entre pilotos e equipes, como foi o caso do GP da Hungria, que Norris foi pressionado para ceder a posição para Oscar Piastri, por conta de um combinado antes da prova. A atitude da equipe, assim como a de Norris foi questionada. Depois da equipe de Woking ainda precisou esclarecer alguns comandos internos e foram persuadidos mais uma vez, quando definiram que Norris teria prioridade pelo restante da temporada, pois entenderam que estavam brigando também pelo campeonato de pilotos.
A Ferrari deixa a etapa com um P3 e um P4, com Sainz e Leclerc respectivamente, com apenas 24 pontos, separando a equipe italiana da McLaren no mundial de construtores. A batalha segue para o Catar e precisará dos dois pilotos trabalhando junto para capitalizar o máximo de pontos durante neste final de temporada.
Abordamos esse assunto no BPCast do GP de Las Vegas
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