Após o GP de Singapura, a Fórmula 1 enfrenta mais uma grande pausa no calendário. Quando o calendário da temporada 2024 foi anunciado, foram comunicadas algumas mudanças, como a categoria optando pela “regionalização”, alterando algumas datas que etapas eram realizadas.
A Fórmula 1 retornará entre os dias 18 e 20 de outubro, para enfrentar uma rodada tripla, com passagem pelos Estados Unidos (Austin), México e Brasil (São Paulo). O campeonato também será concluído com outra trinca, formado pelas provas de Las Vegas, Catar e Abu Dhabi.
O calendário passou por uma repaginada, com a categoria tentando melhorar a logística dos deslocamentos. Agora, o GP do Japão, realizado entre meados de setembro e outubro, foi movido para o início do campeonato. Como as negociações para a alteração da data demoraram para concluir, a Fórmula 1 não conseguiu preencher essa lacuna que surgiu em outubro.
Embora a categoria realize três provas nos Estados Unidos, apenas Miami está no começo da temporada, pois em maio é possível fugir dos riscos de furacões e grandes tempestades. Além disso, comercialmente falando, não seria tão bom realizar três provas seguidas por lá, pensando no público.
Outras estratégias foram pensadas, levando em consideração o clima da região, religião e formas de viabilizar corridas mais interessantes. O GP do Azerbaijão era disputado em meados de junho e abril, mas agora foi movido para setembro.
O GP do Catar volta a ser realizado no final de novembro, também levando em consideração as condições climáticas, além da prova em 2023 ser disputada no início de outubro, mas fez com que vários pilotos ficassem mal fisicamente por conta do calor excessivo em decorrência das altas temperaturas e do nível de exigência da prova.
Tendo em vista que duas rodadas triplas vão fechar o campeonato, contando com seis provas e três sprints, foi interessante ter essa longa pausa.
Em agosto, quando as férias de verão são realizadas, as equipes precisam paralisar as atividades relacionadas ao desenvolvimento dos carros, bem como as atividades vinculadas a operação das equipes por 14 dias. Durante o verão, apenas os departamentos financeiros, de marketing ou jurídico seguem com as suas atividades.
Para o próximo ano as etapas que formam o calendário da Fórmula 1 ficaram um pouco melhor distribuídas.
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Nesta pausa realizada entre Singapura e Austin, as equipes não precisam parar, para cumprir o regulamento. Os times devem aproveitar este momento para analisar os dados das últimas quatro corridas para se preparar melhor nesta fase final. Algumas equipes também vão levar novas peças para Austin, mesmo com o evento contendo uma prova Sprint.
A Aston Martin optou por realizar um rodízio dos funcionários e fornecer um período de descanso para membros que viajam com a equipe para os eventos. Os pilotos também terão uma pausa, não como em agosto.
Alexander Albon da William, estará no Brasil no próximo domingo (29 de setembro) para a realização de um evento da Gulf Oil, celebrando a parceria da marca com o time de F1.
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