Nesta segunda-feira (05) aconteceu a reunião de Comissão da Fórmula 1, em Londres, no Reino Unido para acertar alguns pontos que ficaram em abertos antes do início da temporada 2024. A reunião foi presidida pelo Diretor de Monopostos da FIA Nokolas Tombazis e pelo presidente e CEO da F1 Stefano Domenicali. O formato da Sprint passou novamente por uma alteração, bem como a quantidade de motores disponíveis ao longo do campeonato para cada competidor.
No ano passado a categoria entrou em debate para melhorar o formato das provas Sprint, tornando o fim de semana ainda mais dinâmico. Nesta nova escolha, as atividades serão fracionadas para dar um pouco mais de liberdade para os times, assim seus competidores podem se arriscar um pouco mais.
Como fica o formato?
Na sexta-feira o dia começará com um TL1 (de 60 minutos), seguido pela classificação que definirá o grid de largada da Sprint. O sábado por sua vez começa com a Sprint (prova de 100 km), enquanto no final do dia os competidores vão retornar para o circuito definindo o grid de largada da corrida principal. O domingo fica com a prova principal como tem acontecido desde a implementação deste formato.
A FIA aponta que “os refinamentos regulatórios para essas mudanças serão apresentados ao Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC) em 28 de fevereiro e estão sujeitas a aprovação.
Durante a temporada 2024 as provas Sprint estão programadas para acontecer durante os GPs da China, Miami, Áustria, Austin, São Paulo e Catar.
Mais motores disponíveis
Para a temporada 2023 foi acordado o aumento do número de componentes que formam a unidade de potência para evitar tantas punições ao longo do campeonato. A categoria tinha pensado em voltar atrás com a decisão para a temporada de 2024, mas neste documento fica claro que será mantido o aumento para 2024 e 2025.
Desta forma cada um dos competidores terá disponível quatro unidades de potência.
Ativação do DRS
A FIA também comunicou uma mudança para a utilização do DRS. Na regra de 2023, a liberação do DRS acontecia na terceira volta, mas optaram por antecipar em um giro o acionamento. Para 2024 a ativação será liberada após a conclusão da primeira volta em bandeira verde – largada – ou após a saída do Safety Car.
Nesta reunião também foram discutidas várias pequenas alterações aos regulamentos técnicos, esportivos e financeiros vigentes para a temporada 2024. O grupo também aproveitou o momento para discutir uma série de temas relacionados ao regulamento de 2026, voltado principalmente para as questões financeiras e de sustentabilidade.
Todas as mudanças agora precisam ser aprovadas pelo Conselho Mundial de Automobilismo.