A estreia da temporada 2023 da Fórmula 1 ainda está um pouco longe, os testes de pré-temporada estão programados para acontecer entre os dias 23 e 25 de fevereiro, enquanto a primeira corrida será disputada no dia 5 de março. Porém, as equipes já estão se organizando para realizar o lançamento dos seus carros.
A próxima temporada gera muita expectativa, principalmente quando pensamos no desenvolvimento que os projetos estão sofrendo. Ainda é difícil dizer se as equipes menores vão se basear nos carros mais eficientes de 2022 para definir os seus novos projetos, mas essa é uma linha de raciocínio possível.
Na última temporada vários times sofreram com o porpoising, questão que gerou uma medida da FIA para tentar conter o salto por conta da saúde dos pilotos. O efeito solo foi um desafio para as equipes, o porpoising que não era observado no túnel de vento, chamou a atenção nos testes de pré-temporada e foi um problema que as equipes tentavam contornar ao longo das corridas, tentando diminuir os saltos e melhorar o desempenho dos seus equipamentos.
As questões relacionadas ao teto orçamentário também são um desafio, pois em teoria, os carros de 2023 tem como direcionamento os equipamentos que já foram usados na temporada passada, mas com a tentativa de solucionar alguns problemas, o teto orçamentário também é um alerta – pois dará o tom do direcionamento que o novo projeto deve seguir.
A Aston Martin foi a primeira a divulgar sua data de lançamento, pouco depois a Ferrari também reservou uma data para a revelação do seu carro e instigou a AlphaTauri a fazer o mesmo.
Outras sete equipes do grid ainda devem divulgar as datas nos próximos dias, são elas: Red Bull, Mercedes, Alpine, McLaren, Alfa Romeo, Haas e Williams.