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Formato do fim de semana da F1 pode passar por alterações

Domenicali busca um fim de semana mais dinâmico para a Fórmula 1, a prova Sprint foi apenas o primeiro passo

A Fórmula 1 pode dar um passo para a redução no número de treinos livres durante o fim de semana de corrida. Essa é uma nova proposta do presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali “o cancelamento das sessões de treinos livres”.

Existem várias propostas para tornar a categoria mais dinâmica, com a introdução das provas Sprint e a mudança da estrutura do fim de semana foi uma alternativa para levar mais show para a categoria. No ano passado Domenicali já tinha mencionado a possibilidade de usar o grid invertido e até mesmo distribuir pontos durante os treinos livres.

As seis provas Sprint em 2023 são a prova de que a categoria está buscando um formato do fim de semana mais atrativo, principalmente para levar mais fãs aos autódromos. Sabemos que nem todas as pistas são favoráveis para o formato Sprint, mas a categoria segue buscando alternativas.

O presidente da categoria voltou a causar alvoroço depois que mencionou outras ideias para a Fórmula 1. Domenicali esteve no Autódromo de Portimão, em Portugal neste último fim de semana para acompanhar a MotoGP, o presidente da F1 conversou com o canal português SporTV mencionando a possibilidade de reduzir o número de treinos livres que as equipes tem para a avaliação dos seus carros.

Na declaração sobre a redução dos treinos livres, Domenicali deixa no ar a possibilidade de acabar ou reduzir o número de treinos livres por fim de semana. Atualmente as equipes contam com três horas de avaliação por fim de semana – tempo que ultrapassa até mesmo a duração de uma corrida.

“Sou a favor do cancelamento dos treinos livres, que são de grande utilidade para os engenheiros, mas que o público não gosta”, mencionou a emissora.

Stefono Domenicali acredita que a categoria precisa de mais ação em pista e menos testes que são pouco atrativos para o público – Foto: reprodução Aston Martin

Os treinos livres podem não ser tão atrativos para todo o público, mas são fundamentais para os testes de peças e também preparação de jovens pilotos. Mesmo com túneis de vento e simuladores tão avançados, as equipes ainda usam o tempo em pista para acertar os seus carros e conferir se os dados obtidos em simulação são os mesmos quando o carro vai para as pistas.

Conforme os anos foram passando, os testes de pré-temporada precisaram ser reduzidos, além disso outras sessões de testes privados não acontecem mais, tanto por conta do regulamento (que não permite mais os testes durante a temporada), como por ser uma prática que deixava os custos da categoria mais caros. Apenas as avaliações durante a sexta-feira colaboram com a verificação ainda realizada pelas equipes.

É claro que os testes de sexta-feira são pouco atrativos para o público, poucos conseguem compreender as avaliações que as equipes estão realizando em pista. Em contrapartida ainda são sessões que o público costuma ir aos autódromos para ver os carros mais de perto. Os fãs que podem e acompanham a categoria mais de perto, acabam assistindo as sessões aproveitando o fato deles serem televisionados.

A introdução das provas Sprint permitiu que a Fórmula 1 reduzisse o número de treinos livres, além de dar ao público um pouco de ação em pista ainda na sexta-feira (quando a classificação é realizada).

Porém, as atividades de sextas-feiras sempre contam com um bom número de fãs acompanhando as sessões, principalmente quando eles têm a oportunidade de ir aos autódromos. A substituição delas por uma atividade mais atrativa poderia levar mais público a prestigiar a categoria já na sexta-feira, mas a escolha provavelmente seria impopular entre os pilotos – principalmente quando pensamos nos competidores mais novos que tem menos oportunidades para guiar os carros da categoria.

A chegada das provas Sprint também chamou a atenção para a possibilidade do fim de semana da Fórmula 1 mudar por completo em um futuro próximo, já que em termos de entretenimento, três sessões de treinos livres são demais.

Além dos testes de peça, os treinos livres são importantes para as equipes alinharem pit-stop e outros trabalhos que são realizados nos bastidores – Foto: reprodução Ferrari

Enquanto os pilotos e equipes preferem encarar o fim de semana mais seguros, adquirindo quilometragem e se ambientando a pista, em termos de entretenimento, reduzir os treinos livres, pode gerar uma certa imprevisibilidade, pois os erros ficam mais suscetíveis de acontecer.

LEIA MAIS: OPINIÃO – Ideias mirabolantes: pontuação nos treinos livres e o temido grid invertido

Domenicali acredita que é possível realizar alguns testes e ver os resultados que isso pode gerar. Porém, sabemos que se as equipes vão precisar ‘correr mais riscos’, eles certamente vão querer uma recompensa maior: seja em dinheiro ou em pontos no Campeonato.

Outro ponto também está ligado as avaliações dos pneus, neste momento que a categoria abriu o processo para que as fornecedoras de compostos possam se candidatar para trabalhar com a categoria, será necessário períodos de avaliação se uma empresa diferente da Pirelli foi selecionada.

Neste ano a categoria testará um novo formato de classificação, também com o intuito de tornar as corridas mais competitivas e trazer uma nova dinâmica para a categoria.

A grande questão é que a corrida do domingo ainda precisa ser a atração principal do fim de semana, mas quando mencionada a possibilidade de distribuir pontos em treinos livres e até mesmo nas provas Sprint a categoria também corre o risco de ter um título definido na sexta-feira ou sábado por conta de uma pontuação.

Outro ponto que é necessário ser levantado, a redução de treinos na sexta-feira e até mesmo a possibilidade de um fim de semana mais reduzido, poderia contribuir para a categoria introduzir mais provas ao calendário? Pois com menos tempo para ficar na pista, a categoria poderia realizar mais viagens ao longo do ano, inflando ainda mais o seu Campeonato.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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