AutomobilismoColunistasDestaquesIMSAPost

Ford confirma participação na classe Hypercar do FIA WEC a partir de 2027

A Ford mercará o retorno a principal casse do campeonato mundial de endurance da FIA

A Ford anunciou oficialmente seu retorno à classe principal do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), garantindo a sua participação no Hypercar a partir de 2027. A revelação foi feita por Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company, durante o evento anual de lançamento da temporada da Ford Performance, realizado em Charlotte, Carolina do Norte.

A montadora norte-americana se junta a um grid repleto de grandes nomes, como Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Genesis, Peugeot, Porsche e Toyota, reforçando a competitividade da categoria e prometendo duelos históricos nas pistas.

“Estamos entrando em uma nova era de desempenho e corrida na Ford”, comentou Bill Ford. “Você pode ver isso pelo que estamos fazendo nas ruas e fora dela. Quando corremos, corremos para vencer. E não há pista ou corrida que signifique mais para nossa história do que Le Mans”

“Foi onde enfrentamos a Ferrari e vencemos na década de 1960. Foi onde retornamos 50 anos depois e chocamos o mundo e vencemos a Ferrari novamente. Estou emocionado por estarmos voltando para Le Mans e competindo no mais alto nível de corrida de resistência. Estamos prontos para desafiar o mundo novamente e ‘ir como o inferno!’”

A Ford Motor Company se comprometeu a competir com um carro LMDh, confirmando que terá uma equipe de fábrica completa na categoria Hypercar.

No entanto, durante a apresentação, a Ford não realizou nenhuma menção de disputa o IMSA.

Este será o primeiro projeto oficial da Ford na classe principal de protótipos em Le Mans desde 1982, quando disputou a prova com o C100 do Grupo C. No entanto, ao longo das décadas, os motores Ford continuaram a marcar presença na categoria, equipando protótipos lendários como os da Riley & Scott e Panoz nos anos 1990 e 2000.

“A Ford tem sido sinônimo de sucesso dentro e fora das pistas por décadas, e estamos muito felizes que a empresa tenha escolhido o Campeonato Mundial de Endurance da FIA para seu mais recente desafio”, reconheceu o CEO da série, Frédéric Lequien. “Ter pelo menos dez grandes marcas automotivas comprometidas com o nível mais alto do campeonato em 2027 é uma prova do momento e crescimento estelares do FIA WEC.”

“É uma notícia maravilhosa receber a Ford de volta ao nível mais alto das 24 Horas de Le Mans pela primeira vez em quase 60 anos”, ecoou Pierre Fillon, presidente do organizador da corrida, o Automobile Club de l’Ouest (ACO). “É uma marca que sempre teve uma afinidade próxima com esta corrida muito especial, e a história mostra que a Ford não compete para terminar em segundo. A renovação de sua famosa rivalidade com a Ferrari é realmente uma perspectiva emocionante.”

“A Ford e as corridas de resistência são uma combinação perfeita, como já foi provado várias vezes”, acrescentou o presidente da Comissão de Resistência da FIA, Richard Mille. “É uma marca com uma longa e orgulhosa herança no automobilismo, e uma paixão pela competição incutida pelo próprio Henry Ford. O retorno da empresa ao mais alto nível da disciplina é uma validação adicional do sucesso e do apelo dos atuais regulamentos do Hypercar. A era de ouro das corridas de resistência está aqui e agora!”

Um legado vitorioso em Le Mans

O envolvimento da Ford com as 24 Horas de Le Mans tem raízes profundas no automobilismo. O célebre embate contra a Ferrari nos anos 1960 marcou época, quando Henry Ford II decidiu acabar com a supremacia da montadora italiana após uma frustrada tentativa de aquisição da montadora italiana. O resultado foi um domínio absoluto da Ford entre 1966 e 1969, conquistando quatro vitórias consecutivas com o icônico GT40, um feito que mais tarde inspirou o filme “Ford vs Ferrari” (2019).

Desde então, a Ford concentrou seus esforços em vitórias de classe, como na divisão LMGTE Pro, onde triunfou em 2016 – no 50º aniversário de sua primeira vitória em Le Mans. Mais recentemente, o Ford Mustang estreou na lendária pista francesa na categoria LMGT3 e alcançou um pódio em 2023. Em janeiro deste ano, o modelo voltou a fazer história ao vencer na classe GTD Pro das 24 Horas de Daytona.

Agora, a Ford se prepara para um novo desafio: retornar ao mais alto nível do endurance mundial. O projeto do Hypercar será liderado pela Ford Performance e promete reacender uma das rivalidades mais icônicas do automobilismo, já que a Ferrari está investindo muito no WEC nas últimas temporadas.

Com essa decisão, a montadora reforça sua presença nas competições internacionais e sinaliza um investimento de peso para competir contra gigantes do setor. O novo protótipo, que será desenvolvido nos próximos anos, terá a missão de recolocar a Ford no topo do endurance mundial e ampliar seu legado de sucesso nas pistas.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo