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“Foi um erro”: Marko reconhece decisão apressada na promoção de Lawson

Liam Lawson não conseguiu entregar como era esperado pela Red Bull, desta forma a equipe optou pela substituição do neozelandês

O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko admitiu que a equipe fez uma escolha precipitada quando promoveu Liam Lawson para companheiro de equipe de Max Verstappen. Após duas corridas na equipe principal, o neozelandês retorna para a Racing Bulls, onde disputará a temporada 2025 ao lado de Isack Hadjar.

O jovem piloto de 23 anos, foi escolhido para substituir Sergio Pérez. Anteriormente, Lawson disputou apenas 11 corridas com a equipe subsidiária – 5 em 2023 e 6 em 2024. O piloto impressionou na primeira vez que substituiu Daniel Ricciardo, e comparado ao desempenho do australiano, acreditava-se que ele deveria assumir em definitivo um lugar na Racing Bulls.

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No entanto, a Red Bull postergou a decisão e foi apenas no final da temporada 2024, vendo que Ricciardo não tinha condições de retornar para a equipe principal, deram a oportunidade para Lawson se desenvolver. Mas o aprendizado foi rápido e logo ele surgiu na equipe principal.

O desenvolvimento no GP da Austrália e China, bastaram para a equipe realizar uma reunião e selar o destino de Lawson.

Em entrevista ao EO24, Marko falou sobre a troca de Lawson e a chance que a Red Bull dará para Tsunoda: “Na Austrália, ele teve uma falha no turbo no TL3. Ele sentiu falta da quilometragem que perdeu. O que ele fez até agora, é claro, foi muito pouco. Precisamos de um segundo piloto forte, mesmo que seja apenas para estratégias de equipe.”

“Yuki era muito inconsistente. É por isso que optamos por Lawson unanimemente. Mas, devido à pressão, ele não conseguiu entregar nada desde o primeiro dia na Austrália. Então ele caiu em uma espiral descendente. É como um boxeador que levou um soco e depois não conseguiu se recuperar. É difícil sair dessa situação. Nesse sentido foi um erro.”

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Sobre a dificuldade para guiar o RB21, encontrada pelos pilotos e já relatada por Max Verstappen, Marko disse: “É verdade que o RB21 é difícil de dirigir. O Racing Bulls é mais fácil de gerenciar e muito rápido em volta de classificação. Mas na corrida ele está significativamente atrás ao carro da RBR.”

Tsunoda realizará a sua estreia no Japão, correndo em casa e no lar da Honda. O circuito de Suzuka é desafiador, por conta do seu formato em 8. Existe muita expectativa quanto o desempenho que Yuki conseguirá extrair do equipamento.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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