A Ferrari parte para o próximo desafio do Mundial de Endurance da FIA sob os holofotes. Desde o seu retorno ao WEC, o time já obteve duas vitórias consecutivas em Le Mans. O objetivo agora é manter o foco para obter outros bons resultados.
A prova em São Paulo é disputada cerca de um mês depois das 24 Horas de Le Mans, corrida que a Ferrari obteve o melhor resultado do campeonato de 2024. O time poderia contar com uma vitória adicional se não fosse o desastre em Ímola, depois que cometeram um erro estratégico, prejudicando a prova dos três carros.
No entanto, mesmo com o BoP aplicado para a etapa de Interlagos, a Ferrari segue otimista para disputar as 6 Horas de São Paulo. O segundo treino livre em Interlagos revelou um bom desempenho no traçado, a equipe completou a sessão ocupando o terceiro e o quarto lugar, apenas atrás dos dois Toyotas.
O espanhol Miguel Molina que divide o carro #50 da Ferrari com Antonio Fuoco e Nicklas Nielsen falou com a imprensa em Interlagos. Perguntado se o trio sente alguma pressão diferente após as vitórias em Le Mans, Molina foi sincero:
“Pressão, não, sempre temos a mesma pressão, porque como bem falado, estamos em uma Ferrari e defendemos a Ferrari, que é sempre importante. Mas após ganhar Le Mans, logicamente trabalhamos para conseguir mais uma vitória”.
As sessões de sexta-feira mostraram que durante a prova deste fim de semana, os pilotos dos hypercars terão um desafio ainda maior por conta desta pista tão curta e do tráfego intenso. Além disso, a instabilidade climática acaba adicionando ainda mais um tempero, por conta da ameaça de chuva.
Molina ressaltou necessário os competidores manterem o foco para a etapa e perseguir um bom resultado.
“Então é importante ter foco, cometer poucos erros aqui em São Paulo. Como disseram meus colegas [durante a coletiva], é muito importante não ter qualquer tipo de problema, e, vamos tentar conseguir um bom resultado para continuar em uma boa posição no campeonato.”
A vitória nas 24 de Le Mans deu fôlego para o #50 da Ferrari que tinha conquistado o seu primeiro pódio do ano em Spa-Francorchamps. A equipe italiana conta com 90 pontos, contra 99 obtidos pelo trio da Porsche (Kévin Estre, André Lotter e Laurens Vanthoor) que faturaram uma vitória e mais dois pódios.
“Ainda estamos vivendo um momento muito bom. Foi uma corrida muito dura que tornou tudo mais épico. No passado, estivemos muito próximos. Por fim, conseguimos algo assim e isso nos faz estar na briga pelo campeonato neste momento”, comentou Molina sobre este momento da temporada que a Ferrari enfrenta.
Os dois carros da Ferrari estão se beneficiando nesta etapa da implementação do primeiro pacote de atualizações do Ferrari 499P, desde que o equipamento ganhou as pistas em março de 2023. As alterações incluem um redesenho dos duros de resfriamento do freio para alterar a distribuição do fluxo e garantir uma melhor eficiência de resfriamento, principalmente em uma pista que exige bastante dos freios. Também realizaram uma breve alteração aerodinâmica sob as lanternas dianteiras.
Embora Le Mans seja a prova mais importante do calendário, os pilotos do WEC precisam enfrentar São Paulo, Austin, Fuji e Bahrein, já que apenas metade do calendário foi concluída.