AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

WEC – JOTA encerra TL3 em Interlagos na liderança; Porsche é o destaque da sessão

Em atividade movimentada em São Paulo , equipamento da Porsche domina última sessão de treinos livres em Interlagos

Neste sábado (13) em Interlagos, os carros participantes do Mundial de Endurance da FIA (WEC) invadiram o traçado mais uma vez. O terceiro treino livre marca o encerramento das verificações antes da classificação.

Na classe dos Hypercars, foi a JOTA com o carro #12 que dominou a sessão, com a marca de 1m24s297 obtida por Callum Ilott. Os Porsches tiveram uma grande performance nesta sessão, com o #5 da Porsche Penske ocupando o segundo lugar, após registrar 1m24s309.

A terceira posição é ocupada pelos atuais líderes do campeonato, o Porsche #6 faturou a marca de 1m24s390. Nesta sessão Ferrari e Toyota que foram os destaques da sexta-feira não apareceram muito, mas é esperado que na classificação durante as voltas rápidas, eles consigam ganhar mais terreno na tabela de tempos.

Entre os LMGT3, foi a Manthey PurerRxcing de Aliaksandr Malykhin ultrapassou o carro da United Autosports de Nicolas Pino para ocupar a primeira posição. Os carros da McLaren têm performado bem desde o início do fim de semana. Enquanto a Iron Dames foi a terceira colocada, com o tempo de 1m35s639 de Sarah Bovy.

O sábado começou frio e nublado, por conta da frente fria que afeta as temperaturas de São Paulo, além do próprio inverno paulistano.

Com 20 minutos de sessão, a Alpine #36 guiada por Matthieu Vaxiviere se chocou com o Isotta Franschini de Carl Bennete. O piloto do carro 11 rodou, mas conseguiu retornar ao traçado, provocando um breve período de bandeira amarela por todo o circuito.


O JOTA de Will Stevens liderava a sessão nos Hypercars, com a marca de 1m24s297, superando os tempos obtidos na sexta-feira. Na classe da LMGT3, a United Autosports com o McLaren 720S liderava com o carro conduzido por Nicolas Pino, com o tempo de 1m35s580. No entanto, com quase meia hora de sessão, o Porsche 911 da Manthey Pure Rxcing assumiu a liderança da tabela na sua casse, com a marca de 1m35s489.

O tráfego na pista era intenso, os Hypercars encontravam alguma resistência para ultrapassar os GTs, tornando a sessão mais movimentada, dando o tom da corrida em São Paulo.

Ao longo da sexta-feira os competidores identificaram o desgaste acentuado dos pneus. Os GTs terão direito a 22 pneus para classificação e corrida, foi necessário realizar essa adaptação, pois a categoria é nova e eles ainda estão tentando entender como o circuito funciona. No entanto, para os Hypercars a solicitação não foi realizada, os competidores vão precisar se virar com os compostos que tem disponíveis, apesar do desgaste.

A sessão foi marcada pela liderança da JOTA e domínio da Porsche nos Hypercars. Norman Nato encerrou a atividade comandando o carro #12 da Hertz Team JOTA.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo