ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Focados na diversidade, Alpine aperfeiçoa programa para auxiliar as mulheres no automobilismo

A Alpine anunciou novas contratações, Sophia Flörsch foi escolhida para fazer parte da Academia de Pilotos da Alpine

Sophia Flörsch se juntou à Academia de jovens pilotos da Alpine, pouco depois do time realizar a divulgação dos pilotos que vão compor o seu programa neste ano. A contratação da pilota alemã faz parte do programa Rac(H)er que tem por objetivo melhorar a diversidade a representatividade de mulher no automobilismo.

A pilota retornará à Fórmula 3 neste ano, disputando a temporada completa com a PHM Racing by Charouz. Flörsch é um dos talentos que se destaca no automobilismo, com passagem pela Fórmula 4, Fórmula Regional e Fórmula 3. A pilota também disputou o GP de Macau e mesmo o seu acidente não afastou a pilota das pistas. Sophia também deu uma chance às corridas de longa duração, participando da European Le Mans Series (ELMS) e WEC.

LEIA MAIS: Sophia Flörsch retorna à Fórmula 3 com a equipe PHM

“Entrar na Alpine Academy é uma honra e uma grande oportunidade em minha carreira. Tenho grandes ambições e tenho certeza de que aplicar o conhecimento e a experiência da Alpine só me ajudará a crescer. Mal posso esperar para começar este novo capítulo e representar a marca Alpine no cenário global”, afirmou Flörsch.

O programa Rac(H)er foi lançado em julho do ano passado, tentando colaborar com as mulheres que querem seguir uma carreira no automobilismo. A Alpine também está focada na diversidade e o projeto deu os seus primeiros passos.

A Alpine está lançando um novo Centro de Alto Desempenho Humano em Estone para desenvolver um programa de treinamento individual baseado no desempenho para pilotos e vai continuar a sua luta contra o preconceito em relação as mulheres no automobilismo.

“A Rac(H)er é fundamental em nossa busca contínua por desempenho, para construir o futuro de nossa indústria, impulsionando mudanças reais e criando oportunidades iguais e justas em uma variedade de talentos. Sophia e Abbi, por exemplo, são um belo exemplo desses talentos. Estou muito feliz por Sophia estar se juntando ao nosso programa e é uma honra promover Abbi para a Academia. As pilotas, tenho certeza, trarão muito para a Alpine”, comemora Laurent Rossi, CEO da Alpine.

Com o centro de alto desempenho, os times da Alpine desenvolveram um protocolo e um programa de pesquisa exclusivo para coletar dados físicos, fisiológicos e cognitivos dos seus pilotos e equipes, desta forma acontecerá um monitoramento do progresso de todos os seus atletas. Com os dados a Alpine criará programas de treinamento personalizados desenvolvidos pelo diretor da Academia Alpine, Julian Rouse e sua equipe, supervisionados pelo chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer.

Escolheram Nicola Adams, bicampeã olímpica e boxeadora britânica para se tornar uma mentora, para inspirar os membros da academia independente do gênero.

Flörsch se junta ao mesmo programa que a pilota Abbi Pulling, reforçando o compromisso do time com a diversidade. A Alpine também realizou o anúncio de mais seis meninas que juntam ao programa de kart da Alpine: Aiva Anagnostiadis, Angelina Proença, Chiara Battig, Lisa Billard, Maria Chiara Nardelli e Kaur Kera Sukhmani.

Em 72 anos da Fórmula 1, apenas seis dos 885 pilotos que passaram pela categoria eram mulheres. A consciência de aumentar a diversidade e a auxiliar as mulheres têm aumentado, mas também é necessário a criação de mais programas.

“Com Rac(H)er, trabalhamos incansavelmente nos últimos seis meses, com o apoio do Grupo Renault, não apenas para incentivar a reflexão, mas também para implementar ações concretas para levar adiante. Agora que mudamos a cultura da nossa organização, aceleramos com a criação do Centro de Alto Desempenho Humano, bem como com a implantação de inúmeras iniciativas internas para capacitar as mulheres e incentivar novas gerações a ingressar na indústria do automobilismo, sejam engenheiros, mecânicos, ou pilotas”, afirma Claire Mesnier, vice-presidente de recursos humanos da Alpine.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo