A FIA inicia mais um GP emitindo uma notificação para as equipes em caráter de alerta, pedindo para que os funcionários dos times não celebrem mais as vitórias escalando o Pit-Wall.
Essa forma de comemoração acontece de forma tradicional e não foi algo exclusivo do início do Campeonato. Assim que o carro está prestes a cruzar a linha de chegada, os mecânicos e outros funcionários da equipe se juntam no pit-wall para receber o carro em sua última passagem pela pista. Porém, a FIA fez questão de lembrar sobre o Artigo 2.3.2 do Código Esportivo Internacional que afirma que essa área é potencialmente perigosa.
Nas duas primeiras corridas do ano, a Red Bull e Aston Martin foram até essa área no Bahrein e Arábia Saudita para receber os seus pilotos, celebrando a dobradinha do time austríaco e a conquista do piloto espanhol.
Em diversas fotos fica claro que os mecânicos escalaram o pit-wall, imagens que não são incomuns e que acontecem em várias provas, mas agora a FIA alerta que essa atitude não deveria acontecer. A nova fiscalização acontece em Melbourne, na terceira etapa da temporada 2023. O diretor de provas, Niels Wittich encaminhou notas para as equipes alertando que “é proibido escalar as cercas do pit-wall a qualquer momento”, mencionando o Apêndice H, Artigo 2.3.2 do Código Esportivo Internacional.
“Os membros da equipe só é permitido no pit-lane imediatamente antes de ser obrigado a trabalhar em um carro e deve se retirar assim que o trabalho for concluído. É proibido aos membros escalar as cercas do pit-wall a qualquer momento. Qualquer ação de uma equipe que viole esta proibição será relatada aos comissários.”
A FIA não está criando uma nova regra, o Apêndice H já existe, no entanto, agora estão cobrando que a regra seja cumprida e caso o time ignore, uma punição poderá ser aplicada – provavelmente não uma punição em pista para os pilotos, mas uma multa.
As grades posicionadas naquela área da pista têm por objetivo evitar que detritos possam ser lançados no pit-lane e até mesmo no pit-wall onde as equipes se posicionam para acompanhar os carros e o trabalho que é realizado nas pistas.
A categoria tem cada vez mais alertado sobre riscos de segurança e essa é uma novidade para o GP da Austrália. Na corrida passada a nota emitida tinha por objetivo barrar o uso de bicicletas, motos, patinetes durante as sessões de track walk.
A regra é considerando que os membros das equipes podem sofrer acidentes com a prática, podendo cair nos carros que estão em alta velocidade ou ser atingido por algum detrito em pista.