A FIA nesta quarta-feira (25) divulgou no site da entidade, dois documentos criados para auxiliar os comissários nas tomadas de decisão, das corridas da Fórmula 1. A divulgação pública, também se torna uma novidade, mas foi a forma que encontraram para tornar as ações mais transparentes e justas.
Não é de hoje que a FIA lida com críticas, sobre a forma é tratado alguns assuntos na Fórmula 1. Como os comissários tomam as suas decisões e como isso afeta as provas, tem se tornando um tópico sensível, principalmente depois que os valores das multas aumentaram, mas algumas divergências continuaram, informou o documento:
O presidente Ben Sulayem decidiu que estas diretrizes sejam publicadas para ampliar a compreensão da aplicação dos regulamentos no topo do automobilismo e, no caso das Diretrizes de Padrões de Condução, para fornecer uma estrutura de referência para competidores em categorias além da Fórmula 1
Embora, muito do que esteja nos documentos, já seja de conhecimento, especialmente ao que tange às regras de corrida, os documentos dão um norteamento sobre como a FIA lida com essas violações ao longo das provas.
Para os pilotos, é uma forma de conter a frustração que eles sentiram, desde que a FIA deixou a sensação que falta diálogo com os pilotos e equipes, mas quer atuar com mais rigor na categoria, afirmou o presidente da FIA:
Os comissários da FIA realizam uma tarefa extremamente complexa, não apenas na Fórmula 1, mas em todos os nossos campeonatos, e eles fazem isso voluntariamente, com grande paixão e comprometimento. Essa dedicação é frequentemente recebida com críticas extremas e totalmente injustificadas. Para demonstrar o rigor com que eles desempenham seu papel, estamos publicando hoje as Diretrizes de Penalidades e Padrões de Condução que os auxiliam em suas decisões
- CONSULTE AQUI OS DOCUMENTOS: Documento 01 e Documento 02
Isso dará aos fãs e membros da mídia uma visão muito mais profunda e precisa de como as decisões são tomadas na Fórmula 1. As Diretrizes de Penalidades têm sido uma ferramenta central por quase uma década, enquanto as Diretrizes de Padrões de Condução introduzidas em 2022 e constantemente atualizadas trouxeram as vozes mais importantes, as dos pilotos, à mesa para criar uma referência genuína para certas situações de corrida
Nelas – embora esse documento não tenha validade regulatória – eles oferecem quais pontos precisam ser levados em consideração ao analisar as situações de pista, sempre em conjunto com os regulamentos oficiais da categoria, evidências técnicas e em vídeo, depoimentos dos envolvidos e a análise dos Comissários de Pilotos.
As Diretrizes de Penalidades, em vigor há mais de uma década. O documento lista cerca de 100 infrações comuns, sugerindo penalidades e pontos de punição a serem aplicados durante os diferentes momentos de um fim de semana de corrida. Apesar das recomendações, a maioria das penalidades não é obrigatória, permitindo que os comissários atuem dentro de uma margem de interpretação. As diretrizes são revisadas regularmente, levando em consideração o feedback de pilotos, equipes e os próprios comissários.
Outro documento de destaque são as Diretrizes de Padrões de Condução, criadas a partir de pedidos dos próprios pilotos de Fórmula 1. Elaboradas com o apoio da Comissão de Pilotos da FIA e em consulta com as equipes, essas diretrizes têm o propósito de trazer clareza sobre o comportamento esperado em situações como disputas roda a roda, ultrapassagens por dentro e por fora, retornos à pista após incidentes, ações sob bandeira amarela, condução atrás do Safety Car e respeito aos limites de pista.
A versão mais recente das Diretrizes de Condução surgiu após uma reunião entre pilotos e comissários durante o GP do Catar de 2024. Segundo a FIA, o encontro foi “positivo e construtivo”, e ajustes continuarão sendo feitos com base no diálogo constante entre todas as partes envolvidas, comentou George Russell, piloto da Mercedes e diretor da Associação dos pilotos de Grandes Prêmios (GPDA):
Maior transparência na governança do nosso esporte é uma questão importante e este é um passo útil nessa direção. Esperamos que seja benéfico para o esporte dar à mídia e aos fãs uma compreensão mais clara das regras de engajamento quando estamos correndo na pista e ajudá-los a entender como os comissários tomam suas decisõe
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
vakum ambalaj
vakum ambalaj