A FIA optou por encerrar o sistema de rotação de diretores de prova até o final da temporada 2022, o anúncio foi realizado na sexta-feira (21) quando divulgaram o relatório sobre o incidente com os tratores em pista no GP do Japão.
Em fevereiro foram anunciadas as novas medidas para a temporada 2022, depois do afastamento de Michael Masi diante do polêmico GP de Abu Dhabi. O presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem trouxe mudanças para a forma como a direção de prova atuaria. Niels Wittich e Eduardo Freitas passaram a compartilhar a função de diretores de prova em um sistema de rotação, respondendo à Herbie Blash.
Dentre as mudanças que foram provocadas, criaram um sistema de VAR, para auxiliar a monitorar os lances na pista e as decisões que seriam tomadas. Porém, as alterações que foram realizadas não se mostraram muito satisfatórias, críticas novamente sugiram pela forma como as provas estão sendo geridas. Tudo isso, combinado a um regulamento que tem os seus furos e precisa de uma revisão.
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Conforme a temporada foi avançando, os pilotos tiveram embates com o pessoal da FIA, em discussões variadas novamente relacionadas a punições e também a forma como deram mais atenção ao uso de joias e roupas intimas, mas fizeram pouco caso de outros itens relacionados à segurança que eram mais relevantes. Fora os diversos problemas com a intepretação dos artigos do regulamento e pôr cometer erros na aplicação de algumas regras.
Os competidores sentiram por várias vezes uma inconsistência para a aplicação das regras. Em uma prova um piloto é punido por uma manobra, mas na corrida seguinte a avaliação é completamente diferente, não gerando uma penalidade sequer semelhante. Vários pilotos reclamaram até mesmo durante as provas com as suas equipes.
Ainda vale dizer que os diretores de prova não são os únicos responsáveis, os pilotos também estão insatisfeitos com a rotação que acontece entre os comissários, pois eles também são responsáveis por essas divergências que estão acontecendo corrida após corrida.
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O GP do Japão foi mais um momento de controvérsia, onde os tratores foram enviados para a pista para fazer a remoção dos carros de Carlos Sainz e Alexander Albon, diante da baixa visibilidade e os carros ainda não estavam posicionados atrás do Safety Car. Freitas estava no comando da direção de prova quando os incidentes aconteceram.
“Para as corridas restantes da temporada 2022 da Fórmula 1, a FIA não usará o sistema de rotação do papel de diretor de prova. No GP dos Estados Unidos em Austin e nas corridas seguintes no México, Brasil e Abu Dhabi, Niels Wittich assumirá o cargo de diretor de provas com o apoio da equipe de controle de corrida”, informou a FIA em seu comunicado.
Após a prova a FIA optou por investigar o que ocorreu no GP do Japão e na sequência promover algumas mudanças. Dentre as alterações, optaram então por não realizar mais o sistema de revezamento dos diretores de prova até o final da temporada. Wittich atuará como diretor de prova até o final da temporada, nas últimas quatro corridas que restam até o encerramento do campeonato.