Nesta segunda-feira (10) todos aguardavam um posicionamento da FIA relacionado ao teto orçamentário e uma comunicação formal distinguindo quais times cometeram algum tipo de infração.
A FIA informa que a Red Bull furou o teto orçamentário de 2021, mas que está abaixo dos 5% previstos pelo regulamento e ainda cometeu uma violação processual. A Aston Martin que também era um time que suspeitavam de uma quebra, cometeu apenas uma infração processual. Porém, a informação não acompanha as penalidades ou sanções que serão aplicadas.
As outras sete equipes do grid receberam um certificado de conformidade. A Williams também infringiu as regras do regulamento financeiro quando não realizou a entrega da sua documentação no momento estipulado, a equipe foi penalizada com US$ 25 mil pela infração.
“A revisão da documentação apresentada foi um processo intensivo e minucioso, e todos os concorrentes deram todo o seu apoio no fornecimento das informações necessárias para avaliar a situação financeira durante este primeiro ano do Regulamento Financeiro. A Administração do Limite de Custos da FIA observa que todos os competidores sempre agiram com espírito de boa fé e cooperação durante todo o processo”, informou a FIA através de comunicado.
A FIA classifica a violação da Red Bull como um gasto excessivo ‘menor’ porque ficou abaixo dos 5%. Porém, a infração deve gerar um conflito político na Fórmula 1, principalmente se a punição aplicada não for vista como satisfatória para os times que ficaram dentro da regra.
No comunicado a FIA não informou em detalhes quais foram as transgressões processuais dos times, nem o valor que a Red Bull ultrapassou em seu teto orçamentário e informa que ainda está verificando as ações que tomará a seguir e serão informadas assim que tiverem um posicionamento.
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O teto orçamentário é uma novidade na categoria e foi implementado como uma forma de aproximar os times do pelotão e controlar os seus gastos para criar um campeonato mais competitivo. Todos os times concordaram com a introdução do teto orçamentário. O primeiro teto orçamentário para a temporada foi estipulado em US$ 145 milhões, mas sofreu uma modificação pela introdução das provas Sprints e uma adequação ao número de provas programadas no calendário.
“A FIA também observa que, com relação a este primeiro ano de aplicação do Regulamento Financeiro, a intervenção da Administração do Limite de Custos da FIA, limitou-se a revisar as apresentações feitas pelos competidores e que nenhuma investigação formal completa foi iniciada”, comunica a FIA.
“A Administração do Limite de Custos é responsável por administrar, monitorar a conformidade com os Regulamentos Financeiros, investigar casos de suspeita de não conformidade por meio do processo de auditoria ou iniciar investigações completas, se considerar isso justificado, e tomar as medidas de execução apropriadas em relação a quaisquer violações alegadas”, segue a FIA.
O regulamento prevê algumas punições para os times que cometeram infrações: “As violações processuais podem resultar em Penalidades Financeiras e/ou Penalidades Desportivas Menores (no caso de fatores agravantes) conforme detalhado no Regulamento Financeiro. A violação de gastos excessivos menores (menor que 5% do limite de custo) pode resultar em penalidades financeiras e/ou penalidades esportivas menores. Apenas uma violação de Excesso de Material (maior que 5% Limite de Custo) se confirmada antes do Painel de Adjudicação do Limite de Custo resultará em deduções obrigatórias de pontos do Campeonato de Construtores e pode resultar em penalidades financeiras adicionais e/ou penalidades esportivas materiais.”
Ferrari e Mercedes estão desde que os rumores começaram a circular, mencionando que mesmo uma transgressão pequena no teto orçamentário permite o time ter um ganho em pista por conta do desenvolvimento do carro ou manter dezenas de funcionários. A equipe alemã informou que demitiu funcionários para se adequar ao teto orçamentário e não concordava com uma quebra do regulamento por menor que ela fosse.
Dependendo da punição a FIA dará aos times, mas especialmente à Red Bull, deve dizer muito sobre o futuro que a categoria tomará, pois se as punições compensarem, as equipes maiores podem furar o teto orçamentário com recorrência, sabendo que compensa investir um pouco mais, pois o dinheiro não é um problema para aqueles que estão no topo da tabela.
Outro ponto, é que Ferrari e Mercedes informam que qualquer infração, tem seu efeito sentido por pelo menos três temporadas. Embora o teto orçamentário exclua gastos com ações de marketing, o salário dos pilotos e e de outros três funcionários, alguns times reclamam sobre o valor que é definido para os gastos anuais.