Michael Masi não será mais o diretor de provas da Fórmula 1, a saída do cargo foi oficializada nesta quinta-feira (17) por meio de um vídeo no site da FIA. O novo presidente Mohammed Ben Sulayem informou o nome do novo diretor de provas, mas também informou que Masi ocupará um novo cargo na FIA.
Masi se tornou diretor de provas após o falecimento de Charlie Whiting, posto que ocupou pelos últimos três anos. No GP de Abu Dhabi o dirigente tomou atitudes que influenciaram o final da corrida. Mesmo se apoiado em um artigo no regulamento que possibilita o diretor de provas ser a autoridade máxima em uma prova, o final foi extremamente caótico, gerando um descontentamento com a análise feita.
O GP de Abu Dhabi foi o estopim, entretanto, ao longo do campeonato foi possível ver outras escolhas feitas pelo diretor de provas e comissários visando o entretenimento. Mohammed Ben Sulayem anunciou mudanças na tentativa de coibir falhas na execução das regras do regulamento esportivo.
Niels Wittich e Eduardo Freitas atuaram alternadamente como diretores de prova e serão auxiliados por Herbie Blash, que será conselheiro sênior permanente.
O presidente da FIA aproveitou para anunciar a criação de uma “sala virtual”, uma espécie de VAR assim como é utilizada no futebol para verificar lances dos jogadores. Ela será estruturada na FIA, fora dos circuitos. As imagens serão acompanhadas e analisadas por outras pessoas que vão ter acesso direto à direção de prova, com o intuito que o regulamento seja aplicado, mas fazendo o uso das tecnologias mais modernas.
De certa forma a FIA confirma que ocorreu em um erro em Abu Dhabi, ainda que não diga isso explicitamente. A comunicação que os chefes de equipe e membros de equipe tem com o diretor de provas, não serão transmitidas neste ano “para proteger o diretor de provas de qualquer pressão e permitir que ele tome decisões pacificamente”. Sulayem informa: “Ainda será possível fazer perguntas ao diretor de prova, de acordo com um processo bem definido e não intrusivo.”
Por último, ainda estão fazendo uma verificação junto ao Comitê Esportivo da F1, sobre os procedimentos que ocorrem com o Safety Car em pista, decisão que será apresentada na próxima reunião do Conselho da F1, antes do início da temporada 2022.
As alterações que foram apresentadas foram aprovadas por unanimidade durante a reunião da Comissão da F1, realizada na última segunda-feira (17).
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!