A Ferrari abriu as atividades de teste realizadas pela Pirelli, a fornecedora italiana terá 30 dias para avaliar os pneus de 18 polegadas, como foi concedido após a Comissão da Fórmula 1. Charles Leclerc e Carlos Sainz revezaram o SF90, carro utilizado na temporada 2019 em Jerez de la Frontera – a Ferrari preparou a suspensão e a aerodinâmica para aproveitar os novos pneus.
As rodas com aro de 18 polegadas, vão substituir as atuais de aro 13, a mudança ocorre junto com o novo regulamento técnico que será introduzido em 2022. Os testes foram divididos para analisar os pneus de chuva e pista seca, segundo a Motorsport.com italiana, caminhões foram levados para molhar o circuito e proporcionar a realização dos testes.
Leclerc começou o seu trabalho na segunda-feira conseguindo completar 110 voltas com os pneus intermediários. No dia seguinte a Pirelli informou que estaria começando a atividade mais uma vez com os pneus intermediários, após a secagem do circuito ela avançou para os testes com os pneus slick. Nesta atividade Leclerc e Sainz conduziram o carro, completando 85 voltas.
We’re testing our 2022 #Fit4F1 18-inch tyres for the second day with @ScuderiaFerrari at @circuitodejerez. On the menu for today are some intermediate runs to dry the track, followed by slick tyre testing for the rest of the day. It’s a sunny but quite cool day: 11 degrees. @F1 pic.twitter.com/hXVzDJqL4E
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) February 23, 2021
Today at @circuitodejerez @scuderiaferrari drivers @Charles_Leclerc and @Carlossainz55 drove a total of 85 laps with Pirelli #Fit4F1 18-inch slick prototype tyres. ¡Hasta mañana! pic.twitter.com/p1iPV61Al5
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) February 23, 2021
LEIA MAIS: Apresentando os pneus da Pirelli e suas características – Parte 2
O terceiro dia de testes foi programado para os testes de pneus slick pela manhã, mas a atual fornecedora de pneus voltou para a configuração úmida na sessão vespertina. Como informado pela Pirelli, Sainz completou 125 voltas.
Day three of our 2022 #Fit4F1 @F1 18-inch tyre development test at @circuitodejerez with @scuderiaferrari. Slick tyres in the morning, wets for the afternoon today. Current weather conditions: sunny, 13° track and air. #F1 pic.twitter.com/FfGoVg0MvB
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) February 24, 2021
Our 2022 #Fit4F1 @F1 18-inch tyre development test at @circuitodejerez finished today with 125 laps completed by @carlossainz55 for @scuderiaferrari on slick, intermediate and wet tyres. #F1 pic.twitter.com/xVTujc4FZE
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) February 24, 2021
The 2022 #Fit4F1 @F1 18-inch slick tyre development test at @circuitodejerez with @scuderiaferrari is over! This morning a total of 88 laps was driven!
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) February 24, 2021
Novos testes vão ser realizados depois do início da temporada com o GP do Bahrein programado para março. Mesmo com as equipes realizando testes com o carro de 2019 ou os atuais, os novos carros de 2022 vão ser completamente diferentes.
Charles Leclerc e Carlos Sainz ganharam a oportunidade de guiar o carro da Ferrari mais uma vez antes do início da temporada, adquirindo mais quilometragem. O time italiano já havia promovido uma sessão de testes em Fiorano, com membros da Academia Ferrari. Nesta sexta-feira (26) eles vão apresentar o time, antes de revelar o carro no dia 10 de março.