AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ferrari tenta conter danos com atualizações pontuais até chegada do novo pacote

Novo assoalho, ajustes no difusor e nova asa, são algumas das soluções encontradas pela Ferrari para melhorar o seu desempenho ao longo das próximas etapas

Em busca de superar os desafios desse início de temporada, a Ferrari começou a trabalhar com novas peças. No Bahrein, a equipe introduziu um novo assoalho e fez uma alteração no difusor. As alterações são pensadas em fornecer mais downforce, para um equipamento que até o momento tem sido difícil de guiar.

“Não específico para o evento, esse pacote do assoalho apresenta a atualização na frente e defletores visando melhorar as perdas [do downforce] ao longo do carro. O novo formato da parte inferior e a expansão do túnel foram otimizados, juntamente com a carga da borda do assoalho e vórtice formado no difusor”, explicou o documento da FIA.

No Bahrein ainda aconteceu a remodelação do difusor e uma pequena alteração nos suportes da asa traseira. “Assim como o assoalho, essa atualização não é específica para o evento e visa uma pequena melhoria da eficiência aerodinâmica do carro”.

As primeiras corridas indicaram que, embora a Ferrari demonstrasse um bom rendimento em curvas de baixa velocidade, enfrentar curvas de alta exigia ajustes na altura da suspensão traseira que acabavam comprometendo o desempenho — levando ao desgaste acentuado da prancha.

Para a temporada 2025, a Ferrari investiu em um novo carro, para ter um equipamento mais competitivo. No entanto, esse início de temporada tem sido desafiador como as anteriores. Na China, Lewis Hamilton conquistou a pole e a vitória, mas uma mudança na configuração do carro, rendeu ao time uma classificação difícil e a desclassificação dos dois carros, por motivos diferentes.

No ano passado, foi apenas no momento que as atualizações começaram a surgir, que a Ferrari conseguiu melhorar o seu desempenho de pista, para encerrar o campeonato como vice-líder.

Enquanto a Ferrari afirma que a altura do carro não é um problema, e todas as equipes têm uma certa dificuldade com essa questão, parece ser um ponto que eles estão tendo um maior cuidado. O time tem trabalhado com o carro um pouco mais alto, para evitar novas penalidades.

Para o GP da Arábia Saudita a Ferrari promoverá mais mudanças no carro, contando com uma asa menor e um carro que fique mais rente ao solo, em uma configuração onde o downforce seja menor em comparação com o evento no Sakhir.

Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, essas mudanças pontuais no carro para o Bahrein e Jeddah, são apenas uma contenção, já que a equipe deve estrear o novo pacote de atualizações em Miami.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo