AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Ferrari não vê problema nas declarações de Hamilton após o GP de Las Vegas

Vasseur minimiza o desabafo do piloto e afirma que emoções pós-corrida não refletem o trabalho interno da Ferrari

O GP de Las Vegas representou mais um desafio para a Ferrari, especialmente após Lewis Hamilton se classificar apenas em 20º. O resultado no sábado já indicava que o heptacampeão teria uma corrida de recuperação pela frente, mas o ritmo apresentado ficou abaixo do esperado. Ao fim da prova, diante das declarações frustradas de Hamilton, Frédéric Vasseur precisou se explicar sobre as falas do competidor, indicando que esse momento logo depois da corrida é muito conturbado para todos.

A equipe saiu da etapa com pontos importantes, mas apenas depois de enfrentar uma classificação extremamente difícil sob chuva e baixa aderência, que comprometeu o desempenho da dupla. Charles Leclerc largou apenas em nono, enquanto Hamilton viveu o pior momento de sua carreira em qualificações na Fórmula 1, terminando em último.

No domingo, Leclerc conseguiu se recuperar até o quarto lugar, enquanto Hamilton avançou para oitavo — posições que se tornaram melhores após a desclassificação da McLaren. Ainda assim, o britânico resumiu o evento como “um fim de semana horrível, mais um para a lista”.

Ao responder sobre a declaração, Vasseur reconheceu a frustração de Hamilton: “Você conhece perfeitamente o sistema. A área reservada para a mídia, cinco minutos após a corrida, quando você tem uma corrida difícil, é muito injusto para eles. Eu entendo perfeitamente a adrenalina, a emoção, e que um comentário possa parecer um pouco duro nesta fase do fim de semana. E eu diria que é normal”, comentou Vasseur ao Motorsport Week.

“Não sei se ‘normal’ é a palavra certa, mas prefiro que os pilotos sejam muito sinceros no final da corrida, quando não fizeram um trabalho perfeito, quando o carro não estava bom, e digam: ‘Ok, estou frustrado’. E que alguém vá para a cabine de transmissão e diga: ‘Eu sei, pessoal, a equipe é perfeita, o carro é bom, blá, blá, blá’. Nesse caso, sim, você ficaria chateado.”

“Não se pode culpá-los em nenhuma circunstância e acho que é bastante normal, como ser humano, às vezes no rádio ou logo após a sessão, ficar um pouco, não chateado, mas um pouco emocionado.”

“Agora, o mais importante não é o que eles dizem na área reservada à TV, mas sim o que fazem na manhã de segunda-feira com a equipe para tentar melhorar e para pressionar a equipe a melhorar. Essa é uma tarefa mais dos pilotos do que da equipe de transmissão televisiva.”

As falas de Vasseur, são motivadas pelas entrevistas que Hamilton deu no pós-corrida. O piloto estava realmente frustrado com o resultado, pois ele esperava uma estratégia melhor e um desenvolvimento de corrida favorável, depois de fazer uma excelente largada da 19ª colocação.

Hamilton terminou a corrida na 8ª colocação, com a desclassificação da dupla da McLaren, mas era apenas o 10° quando cruzou a linha de chegada. A corrida não evoluiu como o esperado, Hamilton novamente esteve discutindo com Riccardo Adami pelo rádio, tentando obter uma resposta para o que ele considerou como uma parada cedo com os pneus duros; bem como a sua posição de corrida em relação aos outros adversários.

“Eu já tive 22 fins de semana ruins, então prevejo mais alguns”, afirmou Hamilton e ainda acrescentou a Sky Sports F1 que a temporada 2025 foi sua “pior temporada de todos os tempos”.

“Acho que neste momento, não. Já tentei de tudo e não está funcionando. Nem sei quantos pontos temos, mas neste ritmo, com a minha atuação, já era”

Os comentários surgem pouco depois do atrito com o presidente da Ferrari, John Elkann, logo depois do Brasil comentou que os pilotos deveriam falar menos e se concentrar em pilotar.

Vasseur acrescentou que após a corrida de Las Vegas, o objetivo da Ferrari é ter um bom desempenho no Catar e Abu Dhabi para fechar o campeonato.

“Com certeza, você sempre quer fazer um trabalho melhor. Está no DNA da equipe de corrida e acho que, se tivéssemos ido muito bem hoje, com exceção talvez do Max [Verstappen], todos gostariam de ter feito um trabalho melhor”, disse ele.

“Acho que isso vale para nós, vale para a equipe, vale para Charles, vale para Lewis, e queremos conquistar ainda mais. Mas a única maneira de conseguir mais é trabalhar mais e voltar na próxima semana com mais determinação, mais foco e tentar evitar erros e desenvolver o carro. É uma coisa que temos que mudar.”

Vasseur acredita que apesar dos problemas que a Ferrari enfrentou esse ano, as corridas no México e Austin foram as melhores de Lewis Hamilton em desempenho puro.

“Nos próximos dois treinos livres, estaremos de volta, e lembrem-se que Lewis esteve presente no TL1 e no TL2 com um bom ritmo. Temos que construir o fim de semana dessa forma e, com certeza, começar em 20º não é a melhor maneira para o resto da temporada”, falou para a F1 TV.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. İstanbul’da bulunan üretim tesisimizde; gıda, medikal, sanayi ve birçok farklı sektör için özel olarak tasarlanmış vakum ambalaj ürünleri üretiyoruz. Ürün …

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading