O ano da Ferrari na Fórmula 1 não está nada bom, a casa por até não estar arrumada pelas bandas de lá, porém no Mudial de Endurance da FIA (WEC) a história é outra. O time tem aproveitado muito bem o seu ano de reinado conseguindo mais uma vitória nas 6 Horas de São Paulo, o próximo desafio é Le Mans.
Foram disputadas três provas de oito previstas para a temporada 2025 do WEC, todas até o momento vencidas pela Ferrari na classe Hypercar. O ano começou com vitória do #50, mas o trio do #51 conseguiu encaixar dois resultados consecutivos – Ímola e Spa-Francorchamps.
O resultado poderia ser ainda mais expressivo, como foi a conquista da pole e o direito de começar com os três carros na liderança em Spa. No entanto, o carro da AF Corse da equipe privada acabou lidando com um problema e ficou apenas com a 15ª posição ao término da etapa. O #83 lidou com um problema no motor, que resultou na troca do turbo, para que dessa forma ele conseguisse retornar para a pista.
O carro #51 precisou se recuperar, depois do equipamento passar por um reparo significativo após a batida de Antonio Giovinazzi na Eau Rouge, em sua primeira volta de saída dos boxes durante o TL2. O trio começou em desvantagem na prova, mas ainda ocupava a terceira posição.
No início da corrida, com a carro guiado por James Calado, eles optaram por uma abordagem mais conservadora e de gerenciamento de pneus, enquanto Giovinazzi foi instruído para manter o ritmo. Como sempre, Alessandro Pier Guidi ficou encarregado pelo último trecho da prova, precisando travar duelos importantes, principalmente com a BMW e a Alpine.
Foi por conta do gerenciamento de combustível e pneus nos estágios iniciais da prova, que a #51 conseguiu ultrapassar o #50 – que faturou a pole. Com Guidi, eles optaram por fazer um pit-stop curto, indicando que eles parariam mais uma vez até o final da prova. No entanto, o italiano já tinha construído uma margem segura que permitia a Ferrari trabalhar, para não perder mais a liderança.
Com a prova se aproximando do final, não estava claro se o #50 aguentaria permanecer em pista sem mais uma parada. Nicklas Nielsen tentou se manter na segunda posição, para dar o bote na Alpine e foi assim até cruzar a linha de chagada.
A Alpine foi uma das grandes surpresas da prova, com o A424 #36 guiado por Mick Schumacher, Jules Gounon e Frédéric Makowiecki ao fechar a prova na terceira posição. Depois do início da prova, a equipe francesa foi o time que mais ameaçou a vitória da Ferrari. Principalmente no momento que subiram da sexta posição, para o segundo lugar.
Schumacher assumiu o carro no final da prova, para pressionar Nielsen e não deixar a vida do piloto da Ferrari fácil. O trio da Alpine, celebrou o segundo pódio consecutivo, com o mesmo carro.
Agora a próxima prova é em Le Mans, onde a Ferrari venceu nos dois últimos anos, cada um com um carro diferente. Todos os esforços que estão sendo realizados até aqui, é para novamente repetir um bom desempenho na prova mais icônica do automobilismo.
No campeonato dos Hypercars, a Ferrari lidera com 75 pontos, com o #51, na sequência vem o #50 que chegou na marca dos 57 pontos. O trio da AF Corse é a terceira colocada com 39 pontos.
LMGT3
A lendária rivalidade entre Ferrari e Ford ganhou um novo capítulo neste fim de semana em Spa-Francorchamps, durante a etapa belga. E, desta vez, quem levou a melhor foi a marca italiana, com uma vitória dominante na categoria LMGT3.
Apesar do bom início da Lexus com um desempenho forte, um pit-stop lento comprometeu as chances da equipe japonesa, que não conseguiu mais se recuperar na corrida.
Com a queda da Lexus, o protagonismo ficou com a Ferrari #21 da VISTA AF Corse e o Ford Mustang #88 da Proton Competition. A Ferrari 296 LMGT3, conduzida por Alessio Rovera, François Heriau e Simon Mann, assumiu a ponta e abriu caminho para uma vitória tranquila, cruzando a linha de chegada com mais de 40 segundos de vantagem.
A disputa pelo segundo lugar foi acirrada até o fim, com menos de três segundos separando o Mustang #88, a Ferrari #54 e o Mustang #77. A Aston Martin, por sua vez, teve uma corrida difícil, prejudicada por incidentes e entradas inoportunas do Safety Car.
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