AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

Ferrari mantém ritmo forte e termina 6 Horas de Spa com dobradinha

Em prova que antecede Le Mans, Ferrari termina mais uma vez na liderança. Com o #51 a equipe repete resultado de Ímola

O ano da Ferrari na Fórmula 1 não está nada bom, a casa por até não estar arrumada pelas bandas de lá, porém no Mudial de Endurance da FIA (WEC) a história é outra. O time tem aproveitado muito bem o seu ano de reinado conseguindo mais uma vitória nas 6 Horas de São Paulo, o próximo desafio é Le Mans.

Foram disputadas três provas de oito previstas para a temporada 2025 do WEC, todas até o momento vencidas pela Ferrari na classe Hypercar. O ano começou com vitória do #50, mas o trio do #51 conseguiu encaixar dois resultados consecutivos – Ímola e Spa-Francorchamps.

O resultado poderia ser ainda mais expressivo, como foi a conquista da pole e o direito de começar com os três carros na liderança em Spa. No entanto, o carro da AF Corse da equipe privada acabou lidando com um problema e ficou apenas com a 15ª posição ao término da etapa. O #83 lidou com um problema no motor, que resultou na troca do turbo, para que dessa forma ele conseguisse retornar para a pista.

O carro #51 precisou se recuperar, depois do equipamento passar por um reparo significativo após a batida de Antonio Giovinazzi na Eau Rouge, em sua primeira volta de saída dos boxes durante o TL2. O trio começou em desvantagem na prova, mas ainda ocupava a terceira posição.

No início da corrida, com a carro guiado por James Calado, eles optaram por uma abordagem mais conservadora e de gerenciamento de pneus, enquanto Giovinazzi foi instruído para manter o ritmo. Como sempre, Alessandro Pier Guidi ficou encarregado pelo último trecho da prova, precisando travar duelos importantes, principalmente com a BMW e a Alpine.

Foi por conta do gerenciamento de combustível e pneus nos estágios iniciais da prova, que a #51 conseguiu ultrapassar o #50 – que faturou a pole. Com Guidi, eles optaram por fazer um pit-stop curto, indicando que eles parariam mais uma vez até o final da prova. No entanto, o italiano já tinha construído uma margem segura que permitia a Ferrari trabalhar, para não perder mais a liderança.

Com a prova se aproximando do final, não estava claro se o #50 aguentaria permanecer em pista sem mais uma parada. Nicklas Nielsen tentou se manter na segunda posição, para dar o bote na Alpine e foi assim até cruzar a linha de chagada.

A Alpine foi uma das grandes surpresas da prova, com o A424 #36 guiado por Mick Schumacher, Jules Gounon e Frédéric Makowiecki ao fechar a prova na terceira posição. Depois do início da prova, a equipe francesa foi o time que mais ameaçou a vitória da Ferrari. Principalmente no momento que subiram da sexta posição, para o segundo lugar.

Schumacher assumiu o carro no final da prova, para pressionar Nielsen e não deixar a vida do piloto da Ferrari fácil. O trio da Alpine, celebrou o segundo pódio consecutivo, com o mesmo carro.

Agora a próxima prova é em Le Mans, onde a Ferrari venceu nos dois últimos anos, cada um com um carro diferente. Todos os esforços que estão sendo realizados até aqui, é para novamente repetir um bom desempenho na prova mais icônica do automobilismo.

No campeonato dos Hypercars, a Ferrari lidera com 75 pontos, com o #51, na sequência vem o #50 que chegou na marca dos 57 pontos. O trio da AF Corse é a terceira colocada com 39 pontos.

LMGT3

A lendária rivalidade entre Ferrari e Ford ganhou um novo capítulo neste fim de semana em Spa-Francorchamps, durante a etapa belga. E, desta vez, quem levou a melhor foi a marca italiana, com uma vitória dominante na categoria LMGT3.

Apesar do bom início da Lexus com um desempenho forte, um pit-stop lento comprometeu as chances da equipe japonesa, que não conseguiu mais se recuperar na corrida.

Com a queda da Lexus, o protagonismo ficou com a Ferrari #21 da VISTA AF Corse e o Ford Mustang #88 da Proton Competition. A Ferrari 296 LMGT3, conduzida por Alessio Rovera, François Heriau e Simon Mann, assumiu a ponta e abriu caminho para uma vitória tranquila, cruzando a linha de chegada com mais de 40 segundos de vantagem.

A disputa pelo segundo lugar foi acirrada até o fim, com menos de três segundos separando o Mustang #88, a Ferrari #54 e o Mustang #77. A Aston Martin, por sua vez, teve uma corrida difícil, prejudicada por incidentes e entradas inoportunas do Safety Car.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo