Para o GP da Itália de 2022 a Ferrari adotou uma pintura especial para o F1-75, em comemoração aos 75 anos da sua montadora. Este também é um momento comemorativo para o Circuito de Monza, que comemora os 100 anos desde a sua construção.
O novo design adiciona o amarela a barbatana, asa traseira e asa dianteira, além de um detalhe no halo e números que identificam os pilotos na pista. Os macacões também são amarelos e os capacetes dos pilotos também terão a pintura comemorativa. A equipe também aproveitou para lançar uma nova coleção que pode ser adquirido pelos fãs.
🤩💛🤩💛🤩💛🤩💛#essereFerrari 🟡 #ItalianGP pic.twitter.com/ulZsD5o9r3
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) September 7, 2022
“Desde o início da Scuderia em 1929 e mais tarde quando a empresa foi fundada há 75 anos, Enzo Ferrari escolheu o amarelo, que junto ao azul é uma das cores do emblema de Modena, para aparecer no emblema da empresa, o Cavalo Rampante com a faixa tricolor no topo”, explica a Ferrari em comunicado sobre a escolha da pintura.
No início do século XX a então Associação Internacional de Clubes Automotivos Reconhecidos (AIACR), estabeleceu o vermelho como a cor oficial dos carros de corrida italianos e assim quando Enzo Ferrari fundou a Scuderia, acatou a cor.
La nostra gara di casa è alle porte! @Charles_Leclerc e @CarlosSainz55 sono pronti 🤩💛 E voi?
Non vediamo l’ora di vedervi a Monza!#essereFerrari 🟡 #ItalianGP pic.twitter.com/3tDE62oDwN
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) September 7, 2022
O amarelo se tornou, portanto, a segunda cor da marca de Maranello, Enzo Ferrari combinou a cor ao Cavalo Rampante, da família do famoso herói de guerra italiano Francesco Baracca. “O Cavallino era e continua sendo preto. Eu adicionei o fundo amarelo canário que é a cor de Modena”.