Neste fim de semana ocorre a última etapa da temporada inaugural da F4 Brasil em Interlagos na capital Paulista, categoria de Fórmula chancelada pela FIA que visa revelar jovens pilotos, bem como, conceder pontos para a Super Licença e assim pavimentar o caminho até a Fórmula 1.
Não há duvidas que a F4 Brasil esta se tornando um dos maiores atrativos do automobilismo nacional, desde do seu lado de entretenimento até do lado de geração de jovens talentos.
Contudo, os temores de que ela por si só poderia sucumbir perante as duras provas do tempo e do dinheiro existem, com uma economia incerta, o Brasil pouco pode oferecer em questões de apoio e incentivo, restando aos envolvidos as duras tarefas de atrair publico e patrocínio, com mudanças repentinas de interesse do público, a F4 terá duras batalhas no futuro.
Do lado esportivo a categoria confirmou o que pretendia, poderá e deve crescer o seu grid nos próximos anos, com jovens pilotos que devem figurar nas principais categorias nos próximos anos.
Por hora, a F4 ainda fica restrita a um pequena porção de autódromos no país o que infelizmente gera uma repetição que não auxilia o espetáculo pretendido, tudo bem que a maioria das categorias de base que figuram em seus países também sofrem com um cenário parecido, porém e oras, como seria bacana umas etapas no Rio, Curitiba, Nordeste e afins, eu sei que isso foge as forças dos produtores, contudo não custa pontuar.
Como dito do lado esportivo esta show de bola, ou show de pneu, porém em uma etapa singular a categoria pode sofrer com o desinteresse do publico e falta de apoio de muitos envolvidos e ainda minguar a sua exposição.
A parte mais fã de carteirinha de carros correndo em círculos já abraçou a categoria, os jovens produtores de conteúdo já fazem o papel de padrinhos da categoria, levando aos fãs informações e curiosidades que os fidelizam.
Cabe agora a categoria em seu segundo ano, fechar novos desafios, terá em sua reta final a oportunidade de se valer do publico presente em Interlagos no fim de semana da Fórmula 1 para trazer os desgarrados ao seu quadro de fãs.
Convencer e gerar interesses são primordiais para a categoria em seu segundo ano, a necessidade do automobilismo nacional de categorias de Fórmula que apresentem uma proposta além do “aluguem o meu carro e corra como se você fosse um campeão” vai além do que só revelar talentos.
O futuro da F4 é promissor e deve ser uma das categorias que mais vai encantar o publico nos próximos anos, só não pode esquecer que um grid curto, gera uma carreira curta.