ColunistasDestaquesPost

F4 Brasil ganha série documental no estilo Drive to Survive

A série documental sobre a F4 Brasil contará sobre os desafios que os jovens pilotos enfrentaram em sua migração do kart para os monopostos

O automobilismo gera muita curiosidade, o ambiente é cheio de pressão, competitividade e são por esses motivos que a série Drive to Survive virou um fenômeno. A mais nova categoria-escola do automobilismo brasileiro, o BRB Fórmula 4 Brasil ganhou uma série documental para mostrar os bastidores da competição. A ‘Future 1’ será uma série documental composta por sete episódios com duração total de aproximadamente 4 horas e 20 minutos.

A Fórmula 4 Brasil é um campeonato de base Credenciado pela FIA. A primeira temporada foi disputada em 2022, tendo como Campeão Pedro Clerot. A temporada foi muito emocionante, sendo realmente a oportunidade perfeita para jovens que estavam deixando o kart se desenvolverem nos monopostos.

A categoria foi criada com o intuito de auxiliar os jovens brasileiros. Antes os competidores precisavam deixar o país muito jovens para competir se quisessem seguir carreira no automobilismo. A Fórmula 4 é uma categoria depois do Kart e antes dos campeonatos de Fórmula 3 e Fórmula 2, participando da escadinha do automobilismo.

Coproduzida ao longo da temporada 2022 pela Bufalos Produções, equipe técnica da Vicar Produções Desportivas e Agência Fórmula Grun, a obra ‘Future 1’ conta os bastidores do torneio inaugural da competição e teve sua pré-estreia em uma sessão de cinema especial na noite da última quarta-feira (22/03), no Cinemark do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP). O documentário será exibido em uma das principais plataformas que será apresentada quando a obra estiver disponível para o público.

Em sessão exclusiva, dois episódios foram exibidos à imprensa. A série documental aborda a temporada de Fórmula 4, mas principalmente a história dos pilotos que estão no campeonato. Extremamente jovens, os competidores precisam agir como profissionais, mas ainda estão carregados pela emoção e os desafios conflitantes.

Nos dois primeiros episódios a série consegue mostrar a pressão, o medo de falhar, as alegrias e diversos conflitos que aqueles pilotos estão lidando, enquanto tentam entregar o máximo em busca de se destacar na categoria.

A avant-première foi promovida pela Vicar, empresa que organiza a Fórmula 4 Brasil, assim como as categorias Stock Car, Stock Series, Turismo Nacional e TCR. O evento contou com a presença de Fernando Julianelli, CEO da Vicar; Guilber Hidaka, diretor da série documental; Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA); Gastão Fráguas Filho, líder do projeto da Fórmula 4 Brasil, além de pilotos, chefes de equipe, engenheiros, mecânicos, jornalistas e personagens do seriado.

Série é inspirada em ‘Drive to Survive’ e retrata bastidores da temporada 2022 (Duda Bairros/Vicar)

Com o nome de ‘Future 1’, o documentário traz imagens inéditas da primeira temporada da história do BRB Fórmula 4 Brasil, vencida pelo brasiliense Pedro Clerot.

“O projeto desse documentário é outro elemento que consolida a nossa Fórmula 4, que é uma categoria-escola, como um campeonato de perfil totalmente profissional e de alto nível. Não há outra F-4 no mundo que tenha um seriado como esse. É outro pioneirismo que implantamos”, resumiu Fernando Julianelli. “Nossa inspiração foi, logicamente, o ‘Drive to Survive’, documentário que impulsionou o crescimento da Fórmula 1 – categoria que é, justamente, o sonho dos jovens que estão atualmente na Fórmula 4”, continuou o executivo.

O grid da Fórmula 4 é composto, em sua grande maioria, por pilotos ainda na adolescência, entre 15 e 17 anos, que se deparam com as glórias e as frustrações que o automobilismo impõe desde cedo. Na visão do diretor Guilbert Hidaka, o crescimento apresentado pelos pilotos, sobretudo no aspecto humano, foi algo que lhe chamou a atenção.

“Fiquei muito surpreso com a maturidade que o esporte provoca nos pilotos, mesmo nos adolescentes, praticamente crianças, ainda. Você vê, ao longo da série e do ano em que ficamos com eles, como aprendem a lidar com situações, a falar com o público, como se desenvolvem rápido. Foi uma surpresa muito bacana de ver, que o esporte faz com a pessoa, independente se o piloto vai ser campeão ou não, se vai chegar ou não na Fórmula 1. O que fica de legado para a faculdade da vida é impressionante”, destacou.

“Enredo” – Guilbert Hidaka faz parte da nova leva de diretores do universo cinematográfico brasileiro. Aos 39 anos, o fundador e CEO da Bufalos Produções se mostrou surpreso com tudo o que cerca uma categoria avançada como a Fórmula 4. “Embalar todo esse documentário e esse conteúdo dentro de um esporte como é o automobilismo é, para mim, super sexy e super fácil de fazer, porque todo o enredo é dentro de um show. Os carros, por si só, já são obras de arte; o contexto do evento é sensacional. Então facilita demais contar uma história que tem uma embalagem linda, que é lindo de se ver e que o público é tão apaixonado”, comentou Guilbert Hidaka.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo