Circunstâncias bem distintas levaram Yuki Tsunoda e Robert Shwartzman as suas vitórias neste fim de semana na Bélgica. A punição aplicada a Nikita Mazepin na primeira prova mudou o resultado da corrida, enquanto no caso do russo, o piloto estava bem posicionado na terceira posição, quando os pilotos que estavam a sua frente acabaram batendo.
Primeira Corrida
Tsunoda venceu a corrida disputada no sábado, mas a vitória só foi concedida ao final da prova, quando Nikita Mazepin foi punido com cinco segundos. A disputa travada por eles foi intensa, Mazepin se defendeu dos ataques, pois não queria abrir de forma alguma para o japonês até que os comissários da prova entenderam que a defesa pela posição não estava ocorrendo da melhor forma e puniram o piloto da Hitech.
Por outro lado, Mick Schumacher cruzou a linha de chegada na terceira posição, com o carro da Prema, alheio a situação que ocorria na disputa pela primeira posição.
A corrida dos brasileiros não foi nada animadora, Felipe Drugovich foi tocado pelo companheiro de equipe, Nobuharu Marsushita durante a quarta volta da prova. Por conta da asa dianteira que ficou danificada, o piloto precisou seguir para os boxes e terminou na vigésima posição.
Pedro Piquet permaneceu bastante tempo na zona de pontuação, mas terminou a corrida no décimo segundo lugar, enquanto Guilherme Samaia com a Campos Racing, ficou apenas com a décima nona posição.
The final positions from Saturday’s eye-catching Feature Race 👀#BelgianGP 🇧🇪 #F2 pic.twitter.com/xiI5DpdXMw
— Formula 2 (@FIA_F2) August 29, 2020
Sprint Race
A segunda prova contou com Roy Nissany na liderança, acompanhado por Guanyu Zhoy e Dan Ticktum, por conta do grid invertido da Sprint Race. Com o decorrer da prova, Nissany e Ticktum se enfrentavam pela liderança da prova, enquanto Robert Shwartzman havia assumido a terceira posição.
Mas durante a quarta volta os líderes se tocaram e a vitória caiu no colo do russo. No pódio era possível ver a dobradinha da Prema pois Mick Schumacher cruzou a linha de chegada na segunda posição, após concluir ultrapassagens que levaram o piloto ao pódio. Guan Yu Zhou que havia perdido o pódio ainda no início da prova, conseguiu a terceira posição.
E para os brasileiros foi mais uma prova fora da zona de pontuação, Pedro Piquet repetiu o resultado da primeira prova e fechou na décima segunda posição, enquanto Felipe Drugovich foi o décimo terceiro colocado e Guilherme Samaia fechou no décimo nono lugar.
Após a rodada, Robert Shwartzman voltou para a liderança do campeonato com 132 pontos, superando Callum Ilott que tem 122 pontos, contra 111 de Yuki Tsunoda.
SPRINT RACE
How our drivers crossed the line in Spa!#BelgianGP 🇧🇪 #F2 pic.twitter.com/dG0TciN76D
— Formula 2 (@FIA_F2) August 30, 2020
Confira a pontuação dos dez primeiros colocados do campeonato:
DRIVERS’ STANDINGS@ShwartzmanRob back on top!
Five drivers hit the 💯 club… it’s getting mighty close 🤏#BelgianGP 🇧🇪 #F2 pic.twitter.com/YwB3icnBdA
— Formula 2 (@FIA_F2) August 30, 2020
A solid weekend for @PREMA_Team sees them leave Spa with the lead in the team’s championship 💪#BelgianGP 🇧🇪 #F2 pic.twitter.com/EuKigRJYtd
— Formula 2 (@FIA_F2) August 30, 2020