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F2 – Armstrong aproveita a ‘pole’ para vencer a Sprint na Áustria com propriedade

Em uma largada movimentada, Armstrong aproveita a chance de largar na ponta para consolidar a vitória na prova Sprint

 

A Fórmula 2 está na Áustria assim como a Fórmula 1. Após a categoria principal disputar a sua Sprint neste sábado (09) a F2 invadiu a pista para realizar a sua corrida rápida. Marcus Armstrong recebeu a bandeira quadriculada, vencendo a corrida sem enfrentar nenhum desafio pós-largada. Conforme a corrida foi avançando, ficamos na expectativa de Armstrong ser atacado por Théo Pourchaire, mas não aconteceu.

O piloto da ART Grand Prix não ficou tranquilo no segundo lugar, extravasou limites de pista e seria investigado pela direção de prova. Théo tentou buscar recursos para se aproximar do adversário, mas pode ter comprometido o resultado da sua corrida. Jack Doohan tentou acelerar o máximo possível para desafiar Pourchaire.

Felipe Drugovich teve um duelo no começo da prova, mas começou a administrar os pneus, para contar com uma melhor condição ao final da prova. Conforme a prova se aproximava de suas voltas finais, Pourchaire começou a perder desempenho e a distância para diminuiu. O brasileiro que não tinha como brigar com os primeiros colocados, apertou o ritmo tentando conquistar um pódio neste sábado com a possível punição do rival.

A corrida começou agitada, com algumas disputas no começo, mas o DRS mostrou que não era efetivo para auxiliar nas ultrapassagens, desta forma a corrida se tornou monótona conforme se encaminhava para o fim.

Jüri Vips obteve o quinto lugar, seguido por Richard Verschoor. Logan Sargeant foi o sétimo colocado, seguido por Ayumu Iwasa que obteve a oitava posição. Enzo Fittipaldi ficou com o nono lugar ao começar a prova do décimo segundo lugar, o brasileiro foi para cima em busca de pontos, mas infelizmente na Sprint apenas os oito primeiros colocados são contemplados com pontos.

Horas após o encerramento da Sprint ficou definido que Théo não seria punido, permanecendo assim com o segundo lugar.

Saiba como foi a Corrida Sprint da Fórmula 2

https://twitter.com/Formula2/status/1545712057449840640

Por conta da Sprint o grid dos dez primeiros colocados foi invertido. Marcus Armstrong ganhou o direito de começar a prova da primeira posição, dividindo a primeira fila com Théo Pourchaire. Felipe Drugovich começou a prova da quinta posição, enquanto Enzo Fittipaldi era o décimo segundo colocado.

Liam Lawson ficou parado durante a volta de formação do grid, precisando ser encaminhado para o pit-lane.

Luzes vermelhas apagadas, Armstrong saltou para a ponta, com Pourchaire se mantendo na segunda posição. Doohan precisava se defender dos ataques de Verschoor, mas na sequência Drugovich assumiu o quarto lugar, enquanto tentava negociar ultrapassagens na largada, atacando o piloto Virtuosi na busca pelo terceiro lugar. Na largada Sargeant foi empurrado para fora da pista, tentando controlar o carro para evitar um abandono.

A disputada do meio do pelotão era intensa. Fittipaldi tinha assumido o décimo lugar, com Bolukbasi duelando com o companheiro de equipe.

Na terceira volta Sato abandonou a prova, enquanto Cordell e Williams estavam brigando pelo décimo quarto lugar.

Com cinco voltas os dez primeiros eram: Armstrong, Pourchaire, Doohan, Drugovich, Verschoor, Vips, Sargeant, Iwasa, Vesti e Fittipaldi. O brasileiro da Charouz perseguia Vesti de forma intensa e com o DRS ativado o Fittipaldi arriscou uma freada mais forte para brigar com o piloto da ART Grand Prix.

Na nona volta os pilotos da Prema protagonizavam uma disputa interna, com Hauger ficando com o décimo primeiro lugar. Na sequência Bolukbasi extravasou os limites de pista passando pela brita e depois de uma boa largada, o piloto passou a ser o último colocado, precisando seguir para os boxes.

Vesti e Daruvala eram alertados sobre os limites de pista. E na sequência o piloto da ART Grand Prix foi penalizado com cinco segundos. Fittipaldi teria a oportunidade de ganhar mais uma posição se não realizasse a ultrapassagem na pista.

Na décima terceira volta Liam Lawson provocou a ativação de um Virtual Safety Car, por apresentar problemas ao sair de pista. O piloto da Carlin caiu para o vigésimo lugar. Mas a corrida foi liberada rapidamente mesmo com Lawson ainda lento na pista. Vips fora o piloto que melhor largou, ocupando o quinto lugar.

https://twitter.com/Formula2/status/1545803831321264130

Foi na décima quinta volta que Pourchaire foi alertado sobre os limites de pista, assim como Cordeel. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Armstrong, Pourchaire, Doohan, Drugovich, Vips, Verschoor, Sargeant, Iwasa, Vesti e Fittipaldi.

Poucos pilotos tinham a possibilidade de usar o DRS, mas essa mecânica de ultrapassagem não estava conseguindo ajudar os pilotos para realizar ultrapassagens. Com a dificuldade para ultrapassar a corrida ficavam um pouco mais parada.

Fittipaldi tentava não perder contato com Vesti durante a vigésima volta, enquanto Iwasa tinha 1s8 de vantagem para o piloto da ART Grand Prix. Com a pista quente, os pneus estavam bem degradados e assim também dificultavam os duelos pelo traçado.

Na volta 23 Pourchaire passou a lidar com as investidas de Doohan de forma mais direta. Olli Caldwell também era penalizado com cinco segundos pelos limites de pista, assim como Amaury Cordewell. Roberto Merhi também foi outro piloto punido pela direção de prova.

Durante a volta 27, escolhendo o lado de fora da pista, Nissany ultrapassou Cordeel. A direção da prova optou por investigar os limites de pista de Théo Pouchaire no pós-corrida.

Na última volta da prova Merhi abandonou a corrida, provocando apenas uma bandeira amarela localizada. Armstrong teve a oportunidade de vencer a prova, Sprint, acompanhado por Pouchaire e Doohan. Drugovich acelerou no final da prova reduzindo a diferença para Doohan em dois segundos, tentando se beneficiar de uma possível punição para o piloto francês de ART Grand Prix.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
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