A Fórmula 1 adiou os planos de realizar uma prova Sprint com novatos em Abu Dhabi, no final desta temporada. Após a reunião da Comissão da Fórmula 1, realizada nesta última quarta-feira (02) nos escritórios da Racing Bulls em Faenza, Itália, a decisão foi comunicada.
O conceito de uma corrida de novatos foi discutido para ser incluída nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi. A ideia era as equipes ampliarem as chances que elas dão aos jovens competidores, já que hoje a participação deles é resumida a dois treinos livres por ano (fornecendo os dois carros para um piloto guiar no TL1), além da sessão de teste em Yas Marina, conduzindo um dos carros da equipe.
No regulamento atual, as equipes precisam participar do teste em Abu Dhabi com os dois carros. Um equipamento é destinado a um jovem piloto que não compete na categoria e outro é usado por um piloto experiente (geralmente o titular da equipe) para realizar o teste de pneus da Pirelli;
Com uma prova Sprint no final da temporada, seria possível avaliar os talentos de uma forma mais real, com o seu comportamento em corrida. As equipes não teriam problema com deslocamento, já que permanecem em Abu Dhabi um pouco mais, para participar dos testes de pneus da Pirelli. Sem falar que os pilotos da Fórmula 2 já estão no circuito, pois a final do campeonato deles, acontece no mesmo fim de semana da Fórmula 1.
A pauta foi discutida durante a reunião de Comissão da F1, “embora o conceito tenha recebido amplo apoio, foi determinado que, devido à restrição de tempo e organização, o evento não ocorreria em 2024”, comunicou a FIA.
A categoria, junto com as equipes e a FIA, vão conversar sobre esse conceito e traçar um plano para que uma sessão como essa aconteça em 2025.
Como atualmente a Fórmula 1 tem várias limitações relacionadas a testes, os jovens pilotos também carecem de oportunidade para demonstrar os seus talentos. Os pilotos são mais avaliados nestes treinos livres que ocorrem ao longo do ano, além das atividades em simulador. Todo esse processo travado, também colabora para as equipes temerem dar uma oportunidade para os pilotos da base, dificultando até mesmo a promoção deles para a categoria principal.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.