A Fórmula E anunciou nesta quarta-feira (02) a realização de um teste destinado apenas para as mulheres. A ação acontecerá no dia 7 de novembro, no circuito Ricardo Tormo, em Valência, como parte dos testes de pré-temporada do campeonato da Fórmula E.
Cada uma das equipes deve escalar ao menos uma pilota para a sessão, mas o ideal é que 22 competidoras sejam convidadas para a atividade de meio período. Essa será uma oportunidade para as pilotas conhecerem a categoria, bem como o Gen3 EVO que será usado pela Fórmula E durante as próximas duas temporadas.
A categoria elétrica quer dar mais um passo importante, focando no objetivo de promover uma maior diversidade no esporte e igualdade no automobilismo, desde a base até os níveis mais altos de competição.
A Fórmula E promove outros testes com novatos ao longo da temporada, mas uma sessão destinada apenas para as mulheres é a primeira vez. Aliás, cada vez mais, os convites para a participação de mulheres foi reduzido, mas a categoria quer mudar o mercado e participar realmente da transformação do automobilismo, já que é possível mulheres competirem com homens neste esporte.
Assim como no teste de novatos, as pilotas estarão em pista ao mesmo tempo, permitindo que se crie um cenário favorável para a avaliação. O teste é uma oportunidade de mostrar que a Fórmula E também é um caminho possível para as suas carreiras, conforme estão crescendo na base. Cada vez mais o campeonato de carros elétricos tem ganhado um peso maior, quando pensamos na migração dos pilotos das categorias de base, para uma competição de alto nível.
Enquanto as pilotas estivem em pista em Valência, as competidoras participarão de várias outras atividades, como oportunidade de mídia: incluindo a conferência de imprensa, brifings, entrevistas e produção de conteúdo para transmissão e mídias sociais. Essa também é uma oportunidade para elas terem mais visibilidade no mercado.
A comunicação de cada uma das convidadas acontecerá nas próximas semanas, com as equipes sinalizando quais serão as convidadas para a atividade.
“A Fórmula E está lançando proativamente esta iniciativa como parte de uma estratégia mais ampla de longo prazo para remover barreiras e expandir oportunidades para mulheres dentro do campeonato totalmente elétrico. Não se trata apenas de criar uma oportunidade única, mas de analisar e desmantelar ativamente as desigualdades estruturais que limitaram a participação e o progresso das mulheres”, afirmaram através do comunicado à imprensa.
Provavelmente vários convites vão surgir para as pilotas da F1 Academy, que atualmente contam com um grid formado por 15 competidoras.
Atualmente a Fórmula E não tem mulheres no seu grid, mas Katherine Legge, Michela Cerruti, fizeram uma breve passagem pela categoria elétrica, no início da competição. Simona de Silvestro estreou na Fórmula E na temporada 2014/15 com a Andretti Autosport, disputando duas provas, mas depois a competidora fez uma temporada completa na categoria, além de atuar como pilota de teste e desenvolvimento da Porsche.
“ Sabemos que não há uma solução simples para maior diversidade no automobilismo. Se realmente vamos dar às mulheres igualdade, oportunidade e visibilidade em nossa categoria, no entanto, as condições para todas precisam ser as mesmas para ajudar seu desenvolvimento e se testar contra aquelas que já estão no grid de largada”, comentou o CEO da Fórmula E Jeff Dodds.
“Ao contrário de outras categorias em que as mulheres pilotas precisam usar máquinas antigas ou restritas, elas usarão o carro de última geração GEN3 Evo, que acelera 30% mais rápido que um carro de F1, assim como nossos pilotos do campeonato.”
“Também reconhecemos que um teste não resolverá o problema de longa data, mas temos que começar de algum lugar, sabendo que há um longo caminho a percorrer e garantindo que estamos dando passos proativos e consistentes que continuem a fazer progresso. Como um automobilismo com uma divisão quase igual de fãs homens e mulheres, assim como dentro da Fórmula E, incluindo minhas equipes Exec e Director, acreditamos que é justo que nossos pilotos e ecossistema mais amplo sejam representativos daqueles que seguem e apoiam o esporte.”
Nos testes de novatos realizados em Berlim, Alice Powell (Envision) e Marta García (ERT) estiveram presentes na sessão.
O prazo para o início do novo campeonato da Fórmula E está se aproximando, a categoria realizará as suas atividades de pré-temporada entre os dias 4 e 7 de novembro. A primeira prova da Fórmula E será disputada em São Paulo, no dia 7 de dezembro.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.