Neste fim de semana a F1 Academy desembarca no Catar para disputar a penúltima etapa da temporada 2024. O último encontro das competidoras aconteceu no meio de setembro, quando a prova em Singapura foi realizada.
Servindo de suporte ao evento da Fórmula 1, a categoria feminina encara mais uma pista. A temporada deste ano foi apoiada em mais circuitos permanentes, do que de rua, mas no próximo ano a configuração muda, adicionando ainda mais desafios para as competidoras.
Abbi Pulling e Doriane Pin continuam duelando pelo título de pilotas de 2024, embora a pilota britânica conte com uma diferença confortável para a rival. Pulling chegou à marca de 245 pontos, conquistados em um ano muito forte, foram sete vitórias e três pódios, sendo o terceiro lugar na segunda corrida em Zandvoort o seu pior resultado do ano.
Embora reste a etapa do Catar e Yas Marina pela frente, Pulling pode ser coroada a campeã da temporada 2024, já neste fim de semana. São 112 pontos restantes, mas Pulling acumula 95 pontos de vantagem para Pin. A britânica precisa ganhar apenas 18 pontos durante a rodada do catar para se tornar a segunda campeã da categoria.
Doriane Pin, assim como Maya Weug, tiveram um ano mais movimentado, por conta das provas extremamente disputadas. A francesa faturou 150 pontos, contra 120 da holandesa. A pilota que representa a Ferrari em pista ainda pode buscar a vice-liderança do campeonato, batalhando diretamente com a competidora da Mercedes.
Traduzindo para o campeonato, significa que se Pulling obter uma vitória, segundo lugar ou terceiro com a pole e a volta mais rápida, será suficiente para ela encerrar o duelo pelo campeonato na Corrida 1 do Catar.
Se Pulling vencer mais uma corrida neste ano, será o suficiente para superar Marta García em número de vitórias, já que a campeã de 2023 obteve sete vitórias quando conquistou o título.
Foram realizados alguns testes no início do mês, para permitir que as pilotas se preparassem para o duelo final da temporada. Nas atividades, foi Pin que se destacou, sendo a mais rápida ao final os três dias.
Pelo restante do grid, não acabaram as oportunidades de buscar um resultado melhor até o final da temporada e acumular alguns pontos para obter uma melhor posição na tabela.
Neste evento novamente a F1 Academy abre espaço para receber uma nova competidora, para que ela possa conhecer a categoria. Para o evento do Catar, Alisha Palmowski se tornou a quinta convidada da temporada, usando o Wild Card para compor o grid.
Este é o ano de estreia da competidora nos monopostos, que recentemente terminou em segundo lugar no Campeonato GB4. Os seus tempos durante os testes em Lusail serviram de referência para que a pilota fosse notada na sessão. Após liderar a atividade de abertura, não ficou abando de sexto lugar nas seis sessões. Veremos como ela vai se sair, já que agora correrá com a Fórmula 1.
No evento deste fim de semana as pilotas vão realizar duas sessões de treinos livres na sexta-feira. O sábado começará com a classificação para definir o grid de largada. A F1 Academy também terá duas corridas pela frente.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.