Nesta terça-feira (23) foi realizada a reunião da Comissão da F1, para discutir alguns assuntos que ficaram em aberto, como ampliar a pontuação de pontos para mais competidores, testes de pré-temporada de 2026 e o peso mínimo do carro.
Anteriormente a categoria discutiu a possibilidade de mudar o sistema de pontos da Fórmula 1, contemplando mais pilotos com pontos – hoje apenas os dez primeiros pontuam. No entanto, foi acordado por unanimidade que não haverá alterações nesse quesito.
Nesta reunião também trataram sobre o peso mínimo, ficou definido que: “o peso mínimo para o piloto será aumentado de 80 kg para 82 kg, pensado no bem-estar dos pilotos.” Para 2025 ficou acordado que o peso mínimo do carro “massa do carro, sem combustível será aumentada de 798 kg para 800 kg”.
A pré-temporada de 2026 continua em discussão e tem sido um tema bem importante, levando em consideração que será o primeiro ano com os novos regulamentos da categoria. O plano incluirá nove dias de testes, dividido em três eventos de teste. No entanto, o local da pré-temporada ainda não foi divulgado.
Quando ao regulamento financeiro
Nesta reunião confirmaram que os custos relacionados à licença-maternidade/paternidade, licença médica e entretenimento da equipe devem permanecer excluídos dos custos do teto de gastos.
A questão gerou alguns debates, pois poderia gerar uma indisposição dentro dos times, pois afetaria os funcionários de uma forma desproporcional, principalmente quando é avaliada a contratação de mulheres.
Sobre os regulamentos de 2026
Esse assunto tem gerado muita discussão desde que a FIA publicou o direcionamento das principais características do regulamento de 2026 em junho. Nesta reunião foi reiterado que o objetivo principal é obter “corridas rápidas e mais disputadas”.
Após novas discussões que serão realizadas nos próximos comitês consultivos técnicos e esportivos, uma atualização sobre o regulamento de 2026 será apresentado na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em 17 de outubro. Porém, ocorrerá uma reunião extraordinária da Comissão da F1 antes, no dia 2 de outubro para discutir as questões de 2026.