AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

F1 75 – Evento é marcado por vaias à FIA e a Christian Horner

Os fãs não deixaram de manifistar o seu descontentamento com a FIA e a presença de Christian Horner

O evento F1 75 foi bem recebido pelo público, os fãs estavam engajados para conhecer as pinturas dos carros de 2025, mas a multidão também demonstrou insatisfação quando a logo da FIA foi exibida, assim como no momento que Christian Horner subiu ao palco para apresentar a Red Bull.

A logo da FIA ganhou destaque, em um momento que resgatavam o passado da categoria. Os fãs presentes não pouparam as vaias, demonstrando a insatisfação que tem atualmente com o órgão regulamentador.

Desde que o presidente Mohammed Ben Sulayem assumiu a presidência, ele tem expressado diversas opiniões controversas que desagradam não apenas os pilotos, como aqueles que acompanham o esporte.

As inconsistências na aplicação de punições, bem como a insistência para limitar o que os pilotos falam, vestem e como agem, tem irritado o público de modo geral. Várias corridas nos últimos anos, tem sido marcada pelo protagonismo da FIA.

Os fatores para a insatisfação são múltiplos, e em um evento com a presença de fãs de diversas equipes, foi a forma que encontraram de posicionar que não estão aliados com o pensamento do órgão regulamentador.

Outro momento de vaias, foi na apresentação da Red Bull, comandada por Christian Horner. Igualmente, os fãs manifestaram a insatisfação com o chefe de equipe. A cada nova frase de Horner, as vaias aumentavam, se sobrepondo a sua voz.

No ano passado, Horner foi denunciado por uma funcionária da Red Bull por assédio sexual. A situação foi investigada duas vezes, mas de forma interna, com Horner negando qualquer irregularidade. A forma como a investigação foi tratada, tanto pela Red Bull, como pela Fórmula 1, deixou uma mancha na equipe austríaca.

LEIA MAIS: Red Bull segue com o layout de outras temporada para o equipamento de 2025

Além disso, vale lembrar que nesse meio tempo, a Red Bull começou a ruir, por conta de confrontos diretos entre Christian Horner e Helmut Marko, consultor da equipe. A equipe estava na mídia por assunstos que não eram relacionados ao campeonato. O duelo de poder entre eles também se estendeu para o lado tailandês e austríaco do time, tinha seus favoritos.

Max Verstappen é o tipo de piloto que os fãs gostam muito, mas acaba desagradando uma grande parte do público, por conta das suas atitudes em pista com vários pilotos. O domínio na temporada 2023, também entra para a lista de motivos para vários fãs não simpatizarem com o holandês.

A Red Bull era um time bem-visto no grid quando começou a correr na Fórmula 1, tinha um espírito jovem e parecia fugir do tipo de politicagem que equipes mais velhas no grid estavam envolvidas. No entanto, o público hoje não tem mais uma visão favorável da equipe e algumas atitudes favoráveis da FIA, para com o time austríaco, ajudam a inflar ainda mais a insatisfação.

LEIA MAIS: GALERIA F1 75 LIVE – Equipes se reúnem em Londres para revelar as pinturas da temporada 2025

Com um evento dessa magnitude, era esperado que os aplausos fizessem parte, mas as vaias também precisam ser levadas em consideração. De qualquer forma, são o meio que a multidão tem de manifestar as suas ideias em eventos desse porte. Se nas corridas, no momento em que os pódios são celebrados, as vaias já tem marcado presença, não teriam como ficar fora de um “apresentação mais descontraído”.

No F1 75 live, depois que as vaias atingiram Horner, a apresentação seguiu com um vídeo e a revelação da pintura para 2025 – sendo a mesma do ano passado. Verstappen e Liam Lawson entraram no palco, mas diferente de outras equipes, se quer falaram no microfone.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo