Nesta terça-feira (26) a Comissão da Fórmula 1 se reuniu após as quatro primeiras rodadas, para conversar sobre assuntos que vão determinar o futuro da categoria. O início da temporada 2022 foi bem-sucedido e mesmo com dezenove etapas pela frente, a categorias está pensando em mudanças que vão afetar a temporada 2023.
Após o primeiro fim de semana com a Sprint, a categoria aproveitou a reunião para discutir a implementação de seis provas neste formato para o próximo ano. A Liberty Media acredita que a introdução de mais eventos Sprint será benéfica para a categoria. Para 2022 existia um plano maior para a realização dos eventos com a Sprint, mas os times não concordaram por ser uma temporada de muitas mudanças para a categoria. Acreditavam que encontrariam a mesma resistência das equipes, mas desta vez eles concordaram de forma unanime.
Por outro lado, a FIA não mostrou o mesmo apoio ao evento. Agora será a vez da FIA avaliar essa proposta e ver o impacto que isso terá em suas operações e nas pessoas que estão envolvidas. No comunicado eles informam após a avaliação a FIA responderá à Comissão se concorda com a realização dos seis eventos na próxima temporada.
Mohammed Ben Sulayem, presidiu a reunião. Algumas fontes do Autosport indicam que a resistência do órgão regulador, é por motivos financeiros. Na realização de seis Sprints, a FIA gostaria de receber uma contribuição financeira.
“Embora apoiando o princípio de um número maior de eventos Sprint, a FIA ainda está avaliando o impacto desta proposta em suas operações e pessoal em pista e fornecerá seu feedback à Comissão”, disse a FIA em comunicado.
A categoria não pretende mudar o formato, permanecendo da mesma forma que será realizada em 2022. Depois dos testes que aconteceram em 2021, a Sprint mudou a pontuação para se tornar mais atrativa.
Escute o nosso Podcast!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!