AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Emprestado pela Alpine, Paul Aron estreia na F1 em Silverstone com a Sauber

Paul Aron guiará o carro de Nico Hülkenberg na Inglaterra e na Hungria, enquanto ainda realizará mais três testes com a Alpine ao longo do ano

O estoniano Paul Aron fará sua estreia oficial em uma sessão de Fórmula 1 neste fim de semana durante o Treino Livre 1 do Grande Prêmio da Grã-Bretanha. Apesar de integrar o programa da Alpine como piloto reserva, Aron vestirá o verde e o preto da Sauber em Silverstone, graças a um acordo inédito de compartilhamento de talentos entre as duas equipes.

Aos 21 anos, Aron é considerado um dos nomes mais promissores de sua geração. Vice-campeão da Fórmula 3 em 2023 e terceiro colocado na temporada passada da Fórmula 2, o piloto estoniano não está competindo em campeonatos neste ano, dedicando-se ao desenvolvimento da Alpine por meio de trabalho intenso no simulador.

Com uma vaga de titular em aberto e um elenco extenso de reservas, a Alpine acertou com a Kick Sauber a liberação de Aron para duas sessões de treinos livres ao longo da temporada. Além de Silverstone, ele também participará do TL1 no GP da Hungria, no circuito de Hungaroring. Nessas ocasiões, Aron substituirá Nico Hülkenberg, enquanto o outro carro da equipe segue com Gabriel Bortoleto, que se enquadra na categoria de novato exigida pela FIA.

Nesta temporada, cada uma das equipes do grid precisa ceder o seu carro para um jovem piloto, por duas sessões de treino livre 1, para cumprir o regulamento. No entanto, no caso da Sauber, os TL1 realizados por Bortoleto no início da temporada, valem para cumprir o regulamento, pois o competidor é um estreante na categoria e nunca tinha participado de duas corridas como titular.

Aron ainda realizará mais três sessões de treinos livres pela Alpine, com a equipe francesa divulgando as datas em outro muito. Seu vínculo com o time permanece inalterado.

“Estou muito satisfeito por ter a oportunidade ter um tempo valioso em pista na Fórmula 1, então agradeço a Alpine, por chegar a esse acordo”, comentou Aron.

“Não é segredo que meu desejo é um dia correr em tempo integral na Fórmula 1, então qualquer chance de estar na pista em um ambiente competitivo é um passo importante.

“Enquanto contínuo focado no meu desenvolvimento com a Alpine, estou ansioso pelas duas sessões com a Sauber e por dar o meu máximo em Silverstone e Budapeste.”

A Alpine tem enfrentado um momento duro no campeonato, embora o time tenha substituído Jack Doohan, por Franco Colapinto, o argentino não tem entregado o desempenho esperado.

Alguns falam em uma nova substituição até o final do ano. O nome de Valtteri Bottas é cogitado para esse movimento, se a Alpine decidir por fazer mais uma troca de companheiro para Pierre Gasly.

“É do nosso interesse maximizar todas as oportunidades de pilotagem para nossos jovens talentos, por isso é bom ter um acordo com a Sauber para Paul pilotar no Treino Livre 1 em Silverstone e Budapeste”, acrescentou Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine.

“Estamos vendo um sucesso variado dos pilotos de Fórmula 2 do ano passado neste ano, em todo o grid, e Paul era um dos favoritos nessa categoria, então esta é uma oportunidade para ele e a equipe continuarem seu progresso e darem a ele um tempo valioso na pista.”

A movimentação também chama atenção por envolver duas equipes que estão disputando posições diretas no Mundial de Construtores. Atualmente, a Sauber ocupa a nona colocação no campeonato, com a Alpine logo atrás, em décimo.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo