ColunistasDestaquesFórmula 3Post

Em Monza, Gabriel Bortoleto tem matemática a seu favor para conquistar o título na F3

A matemática joga a favor do piloto brasileiro. Bortoleto pode conquistar o título da temporada ainda na sexta-feira

O piloto brasileiro, Gabriel Bortoleto está próximo de conquistar o título na Fórmula 3. O paulista de 18 anos pode ser declarado campeão da temporada 2023 ainda na classificação.

A última prova foi disputada na Bélgica, logo depois a categoria de base entrou de férias. A decisão do Campeonato foi adiada para a Itália, pois o brasileiro não conquistou pontos na etapa anterior. No entanto, a sólida campanha realizada por Bortoleto, faz com que a etapa da Itália seja mais ‘protocolar’.

Em seu nome, Bortoleto conta com 144 pontos, 38 a mais que o segundo colocado, Paul Aron e separado por 39 pontos de Pepe Martí. Para se sagrar campeão na classificação, os outros dois postulantes ao título não podem faturar a pole do fim de semana. Na etapa estão em jogo 39 pontos, a conquista da pole concede ao piloto dois pontos, deixando 37 em jogo. Em ambas as provas, o piloto que obtém a volta mais rápida e está entre os dez primeiros obtém um ponto extra.

LEIA MAIS: Programação do fim de semana – Horários da Fórmula 1, F2, F3, IndyCar e MotoGP

De qualquer forma, para que o segundo colocado conquiste o título, é necessário Paul Aaron além de faturar a pole, vencer as duas corridas do fim de semana e obter a volta mais rápida nas duas provas. Também é necessário levar em consideração que Bortoleto não pode obter mais nenhum ponto até o final da etapa.

A matemática está a favor do brasileiro. A corrida acontece no Circuito de Monza, um dos mais tradicionais do automobilismo. A Fórmula 3 neste fim de semana dividirá pista com a Fórmula 2 e Fórmula 1.

Ainda sobre a pontuação: caso Aron conquiste a pole, Bortoleto precisa ao menos faturar dois pontos na prova Sprint que é disputada no sábado – terminando a corrida na nona posição; ou em décimo, faturando o ponto da volta mais rápida.

Caso Martí conquista a pole, Bortoleto precisa de apenas um ponto para faturar o título. É apenas necessário ao brasileiro ampliar a sua diferença para os outros competidores em mais de 39 pontos que estão em jogo na etapa. O máximo que os outros competidores conseguem faturar sem a pole são 37 pontos.

LEIA MAIS: Fórmula 2 revela novo carro que será usado a partir de 2024

“Todo piloto gosta acelerar sempre o máximo possível. A pista de Monza é sem dúvida uma das minhas preferidas. Ela é a mais veloz do calendário e para mim tem um gosto ainda melhor, pois moro em Milão, a exatamente 30 minutos do circuito. Estou encarando esse fim de semana exatamente como todos os outros do ano. Me preparei muito fisicamente no último mês e, também, no simulador. Tive várias reuniões com o time de engenharia da Trident e vou para a pista com o mesmo objetivo de sempre – dar o meu melhor desde a hora que entrar na pista. Estou pronto e preparado para tudo o que acontecer”, comentou Bortoleto.

Horários da Fórmula 3

Sexta-feira
TL1 – 04h40
Classificação – 10h05

Sábado
Corrida Sprint – 04h25

Domingo
Corrida Principal – 03h15

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo