Depois de deixar a McLaren, James Key se juntará à Alfa Romeo – Sauber como diretor técnico em setembro, para assumir o cargo de Jan Monchaux. A Alfa também está passando por um processo de estruturação, principalmente por conta da chegada da Audi em 2026.
Key assumirá o cargo em 1º de setembro de 2023, aproveitando o momento que Monchaux deixará o cargo. Key esteve na equipe de Hinwill como diretor técnico da Sauber entre 2010 a 2012.
Em março a McLaren iniciou uma fase de reestruturação, com a saída de Key eles alteraram o corpo técnico e realizaram algumas contratações. As alterações na McLaren foram em busca de tornar o time mais competitivo. Key passou por várias equipes na Fórmula 1, incluindo a Jordan, com mais de 25 anos de experiência na categoria, a Alfa Romeo o viu como uma pessoa para agregar o time.
Andreas Seidl deixou o cargo de chefe de equipe da McLaren, para ocupar a posição de CEO do Grupo Sauber e auxiliar o time nessa estruturação para a chegada da Audi. Pensando no futuro da equipe, várias ações estão sendo tomadas pensando nesse percurso que a equipe enfrentará até o momento que os novos regulamentos de motores serão implementados. A Sauber descreveu a contratação de Key, como uma “declaração de intenção”.
LEIA MAIS: McLaren segue moldando o departamento técnico e aerodinâmico para retornar ao topo do grid
Na Jordan, Key assumiu diversos cargos de engenharia, incluindo trabalhar como engenheiro de corrida. Neste time se tornou o mais jovem diretor técnico da Fórmula 1, em 2005 aos 33 anos. Key trabalhou na Midland F1, Spyker e eventualmente na Force India. Depois da sua passagem pela Sauber, ingressou na Toro Rosso como diretor técnico, antes de seguir para a McLaren na temporada de 2019.
No próximo ano a Alfa Romeo não estará com a Sauber, pois o contrato de patrocínio e paceria será encerrado ao final de 2023.
“Estou muito feliz em dar as boas-vindas a James em Hinwil, pois ele se juntará a nós para moldar o futuro desta equipe. A operação que vai encontrar mudou muito desde a sua passagem por aqui, mas continua com a mesma garra, o mesmo empenho que contribuiu para o sucesso da equipe em sua experiência anterior”, comentou Seidl depois da nomeação de Key.
LEIA MAIS: Alfa Romeo deve permanecer no grid da Fórmula 1 com a Haas
Quando o britânico se juntou a equipe, foi o momento que viram o renascimento da Sauber, o time obteve o C31, carro que conquistou quatro pódios nas mãos de Sergio Pérez e Kamui Kobayashi e quase venceu o GP da Malásia de 2012. No entanto, próximo da sua saída da equipe, Key estava frustrado com o time por conta do baixo investimento que era realizado. O time passava por um limbo com a saída da BMW ao final de 2019 e a aquisição do time que acontecem em 2016, salvando a Sauber.
“Tenho certeza de que justamente com este tão talentoso e empenhado time, podemos continuar no caminho do crescimento que foi iniciado. A nomeação de James é um passo crucial nesta jornada. Ele tem uma experiência notável no esporte, não apenas como diretor técnico, mas também em várias outras funções dentro da organização técnica de uma equipe. Ele lidará com o processo de transformação da parte técnica da equipe, dando-nos ferramentas e a direção de que precisamos para enfrentar o futuro”, concluiu Seidl.
LEIA MAIS: Audi confirma a compra de ações do Grupo Sauber para iniciar a sua entrada na F1
Seidl é um admirador do trabalho de James Key e eles trabalharam juntos na McLaren, além disso, o CEO da Sauber gosta de estruturas mais tradicionais. Para um time que ainda tem o que investir e está em busca de formar uma base mais sólida, Key parece ser a chave, diferente do que atualmente está acontecendo na McLaren – um time que está tentando se achar no grid com as estruturas que já tem.
“Estou muito feliz por volta a Hinwil para trabalhar com amigos e novos colegas da Sauber. Tenho boas lembranças do meu tempo por lá. Estou ansioso para liderar o corpo técnico da equipe em um dos momentos mais críticos de sua longa história, enquanto nos dirigimos para um futuro novo e empolgante. Temos muito trabalho pela frente, mas estou confiante de que cada membro da nossa equipe de trabalho em Hinwil terá o compromisso, a determinação e a vontade de nos levar ao topo. Sabemos que vai exigir tempo, esforço e perseverança, e os investimentos neste trabalho só chegarão nas próximas duas temporadas e além, mas temos uma jornada pela frente e um roteiro para seguir que eu estou ansioso para começar”, comentou James Key.
Esse é um momento delicado na Sauber, a equipe precisa passar por essas temporadas de transição até à chegada da Audi. A Alfa Romeo tinha uma performance melhor em 2022, mas voltou a apresentar uma queda. A temporada passada foi muito afetada pelas quebras e trocas em decorrência do motor da Ferrari. Atualmente a equipe ocupa a 8ª posição no Mundial de Construtores e soma 8 pontos em sete provas que foram disputadas.