Nesta segunda-feira (30) foi oficializada a aquisição de uma participação minoritária do Grupo Sauber pela Audi. Esse é mais um passo dado desde que os planos para a entrada da Audi tiveram início no ano passado.
“O Grupo Sauber está feliz em anunciar que, conforme os planos traçados em outubro do ano passado, a Audi adquiriu uma parte minoritária do Grupo Sauber em janeiro de 2023. Esse é um marco importante no caminho para a entrada da Audi na F1, marcada para 2026, quando o Grupo Sauber será o parceiro estratégico da marca alemã”, informou a nota divulgada pela Sauber à impressa.
A Audi confirmou no ano passado o seu compromisso em participar da Fórmula 1 a partir de 2026, a notícia foi confirmada em outubro do ano passado. Desta forma foi entendimento geral que a Audi gradualmente realizaria a compra de ações para assumir a Sauber e está construindo o terreno para ter uma participação majoritária em 2026.
A Audi está em processo para entrar na Fórmula 1, o foco inicial é principalmente em expandir as suas instalações em Neuburg, onde os carros do Dakar, Fórmula E, DTM e Le Mans são construídos. E para entrar como fornecedora de motores, a Audi também tem um processo muito extenso, pois está fabricando um projeto que é praticamente construído do zero. Neste pacote também é necessária a aquisição de funcionários que vão trabalhar com esse projeto.
Anteriormente fora informado que a fábrica em Neuburg seria o foco para o desenvolvimento das unidades de potência, enquanto os carros permanecem com a construção sendo realizada em Hinwill na Suíça, onde a fábrica da Sauber está sediada.
A Sauber também está preparando o terreno para a Audi, ao final de 2023 não contará mais com o patrocínio da Alfa Romeo. Porém, permanecerá com utilizando os motores da Ferrari até 2025.
Além disso, a Sauber aproveitou toda a mudança que envolveu a troca de chefes de equipe, para contratar Andreas Seidl e tê-lo como novo CEO.
Seidl chegou para o time com a saída de Frédéric Vasseur, aparentemente de forma antecipada, pois a McLaren não acreditava que sua saída da equipe aconteceria tão cedo, mas já era cotado para trabalhar junto à Audi. Neste início, Seidl teve por objetivo inicial realizar a nomeação de um chefe de equipe e mesmo com a Sauber não dando essa nomeação clara, Alessandro Alunni Bravi será o “representante da equipe” em 2023.
LEIA MAIS: Alfa Romeo nomeia Alessandro Bravi como novo “Representante da Equipe”
Ao longo desta temporada e dos próximos anos Seidl estará voltado para o “crescimento do Grupo e a preparação para os desafios e oportunidades que nos esperam”, afinal, a Sauber não pode desistir das próximas temporadas até a chegada da Audi, mas precisa estar focada em melhorar o time e se tornar mais competitiva no grid.