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Em evento com Sprint, Pirelli fornecerá gama macia de pneus no GP da Áustria

As equipes vão trabalhar com os pneus da gama macia mais uma vez, em busca de outra prova dinâmica no Red Bull Ring

Neste fim de semana a Fórmula 1 desembarca na Áustria para o duelo da 11ª etapa. Este é apenas o segundo evento de uma rodada tripla e novamente o país será palco de um novo evento Sprint.

A Pirelli não fugirá do que melhor funciona na pista de Spielberg, desta forma, a gama macia de pneus será usada em mais um evento. Os compostos são: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha). O mais interessante é que os pneus macios do GP da Espanha, agora são os compostos duros desta etapa.

Pneus escolhidos pela Pirelli para o GP da Áustria – Foto: reprodução Pirelli

A prova do ano passado foi baseada em uma estratégia de duas paradas, trabalhando exclusivamente com os pneus médios e duros, por conta da degradação dos compostos. Os pneus de chuva também podem entrar em ação neste fim de semana, a previsão é que as sessões do sábado e do domingo possam contar com a presença da chuva.

Porém, mesmo que a F1 não encare a chuva diretamente, ela pode limpar o asfalto em outro momento, tirando todo o emborrachamento construído pela categoria principal, bem como pela F2, F3 e a Porsche.

Este é um evento Sprint, o que significa é que a configuração de fornecimento dos pneus muda: cada um dos pilotos terá apenas 12 jogos de pneus disponíveis. São entre aos competidores 2 jogos de pneus duros, 4 jogos de pneus médios e 6 de pneus macios. Além de 5 pneus intermediários e 2 de chuva extrema.

Os pilotos e equipes tem apenas um treino livre para preparar os carros. Na sexta-feira já será realizada a primeira classificação do fim de semana, essa definição do grid vale para a prova Sprint, definindo o primeiro período de parque fechado.

No sábado pela manhã será disputada a primeira prova. A tarde os pilotos vão voltar ao traçado para disputar a segunda classificação e estabelecer o grid de largada da corrida do domingo.

Durante as três fases da sessão classificatória da Sprint, divididas em Q1, Q2 e Q3 (com duração de 12, 10 e 8 minutos, respectivamente), as equipes terão que usar pneus novos. No Q1 e Q2 eles precisam trabalhar com os pneus médios e no Q3 apenas os pneus macios serão utilizados. Se a sessão for declarada molhada, eles vão utilizar os pneus de chuva.

A pista conta com um número pequeno de curvas, são apenas 10 que formam o traçado, em seus 4.318 km de extensão. O Red Bull Ring é uma das pistas com mudança de elevação, são 63,5 metros entre o ponto mais baixo e o mais alto do circuito.

A superfície da pista é bem antiga, o que faz o asfalto ser abrasivo. Este é um traçado bem técnico, que cobra muito dos pilotos. Fazer um bom gerenciamento dos pneus ao longo das provas é extremamente necessário e faz muita diferença. Algo que Lando Norris tem trabalhado muito bem nas últimas provas.

Fazer as curvas lentas e ter estabilidade nas freadas é importante nesta pista, para que o competidor possa apresentar uma boa performance. Este também é um circuito que é fácil superaquecer os pneus e com esse detalhe, os pilotos vão forçando os adversários na corrida, esperando um erro para assumir a posição.

A estratégia de duas paradas é a mais popular neste traçado e os pneus macios são basicamente usados apenas nas classificações e prova Sprint. Veremos como será neste fim de semana, já que é mais um ano das equipes participando de um evento com Sprint, sem possibilidade de coletar muitos dados.

Programação da Fórmula 1 – Horários para o GP da Áustria – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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