ColunistasFórmula 1

Em duelo estratégico, Verschoor supera adversários e vence corrida principal da F2 na Áustria

Trident aposta em pneus de pista seca para o início da prova e Richard Verschoor encontra a oportunidade para superar adversários e vencer prova no Red Bull Ring

A corrida da Fórmula 2 disputada neste início de domingo (10) foi bem agitada, a pista molhada no começo da prova colaborou para a movimentação e disputa estratégica. Antes da largada algumas equipes apostaram nos pneus de chuva por conta do traçado úmido, enquanto a equipe de Richard Verschoor liberou o piloto para começar com os pneus de pista seca.

O começo da corrida foi desafiador para quem apostou nos Slick, pois era necessário se manter dentro do trilho seco, mas poucas voltas depois o jogo começou a mudar. Aqueles que estavam com os pneus de pista molhada buscavam um traçado alternativo para manter a refrigeração dos compostos e esse foi o momento ideal para os que largaram de slick avançar no pelotão.

Verschoor assumiu a liderança da prova quando Jüri Vips começou a despencar no grid e munido de uma boa estratégia disparou na frente para vencer a corrida de forma segura.

Jehan Daruvala conquistou o segundo lugar, mas o final da prova foi apertado para o piloto da Prema, pois ele precisou lidar com as investidas de Roberto Mehri. O piloto da Campos que está substituindo Ralph Boschung fez uma boa prova, mas infelizmente foi punido na última volta da corrida por infringir os limites de pista, desta forma caiu para a quinta posição.

Logan Sargeant que precisou se recuperar durante a prova, conquistou o terceiro lugar, por fim, terminou na mesma posição que tinha largado. Enzo Fittipaldi que apostou em uma estratégia igual a de Verschoor, ficou com o quarto lugar. O brasileiro deu trabalho para Sargeant que precisou se defender nas últimas voltas da prova.

Merhi, acompanhado por Dennis Haugher, Olli Caldwell, Ayumu Iwasa e Jüri Vips completaram o top-10.

Com a pista seca e a oportunidade de ir um pouco mais além na pista, vários pilotos foram penalizados por extravasar os limites de pista.

A Fórmula 2 acompanha a pausa da Fórmula 1 e retornará na França.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2

https://twitter.com/Formula2/status/1546035108565630978

Neste domingo a Fórmula 2 realizou a corrida principal, desta forma o grid de largada que foi definido na sexta-feira era utilizado em sua integra neste domingo. Desta forma Frederik ganhou o direito de largar da primeira posição, dividindo a primeira fila com Vips. Logan Sargeant e Iwasa completaram a segunda fila, enquanto Drugovich estava ao lado de Doohan

Enzo Fittipaldi que se classificou abaixo do top-10 largou do décimo segundo lugar

A expectativa era relacionada a chuva na prova da Fórmula 2, mas quando ela teve início o asfalto ainda estava molhado, mas um trilho seco já se formava. Alguns pilotos optaram por largar com os pneus de chuva, mas Richard Verschoor que estava na oitava posição começou a corrida com os pneus slick, assim como Enzo Fittipaldi. Durante a prova da Fórmula 3 chovia no traçado. Desta forma as estratégias zeraram e os times aguardavam um traçado mais seco para usar os pneus apropriados para essa condição de pista.

Na largada Vips tevê uma ótima reação e conseguiu assumir a primeira posição, deixando Vesti para o segundo lugar, enquanto Drugovich recuou para o sexto lugar após o ataque de Doohan. Aqueles que largaram com os pneus slick tiveram dificuldade nesse início de prova, mas foi o suficiente para acontecer uma confusão. Bolukbasi foi tocado por Lawson, caindo assim para a última posição depois se largar do décimo terceiro lugar.

No segundo giro era possível ver Armstrong encostado na pista, para na sequência o Safety Car entrar no traçado para que a remoção do seu carro fosse realizada.

https://twitter.com/Formula2/status/1546044552045273088

No terceiro giro, Cordeel que ocupava o nono lugar fez a sua parada e instalou os pneus slick e caiu para décimo nono.

O Safety Car deixou a pista ao final da quarta volta, Vesti largou bem, mas os pilotos precisavam buscar um traçado molhado para manter a refrigeração dos pneus. Pouchaire que tinha ultrapassado Drugovich no início da prova ganhou a posição de Doohan, ocupando assim o sexto lugar. Ao final da volta Drugovich começou a despencar no grid, caindo para o décimo oitavo lugar, tendo muita dificuldade para controlar o carro. Por outro lado, Fittipaldi ocupava o oitavo lugar.

https://twitter.com/Formula2/status/1546045731592704000

Aqueles pilotos que estavam com os pneus de chuva começavam a perder posições e elas se alteravam rapidamente. Pourchaire também foi despencando no grid. Fittipaldi então foi avançando, assumindo então o quinto lugar, mesmo ao ser tocado por Vips.

Na oitava volta Verschoor era então o novo líder da prova, acompanhado por Daruvala e Merhi. Vários pilotos seguiram para os boxes para substituir os pneus de chuva pelos slick, como Sato, Vips, Vesti, Iwasa, Sargeant, Pourchaire, Williams, Doohan, Drugovich e Novalak. Os times arriscavam na instalação dos pneus médios para tentar ir até o final da prova, mas era uma corrida com 40 giros.

Na ponta Verschoor tinha mais de três segundos de vantagem para Daruvala. Enquanto Sargeant colocou o carro de lado para ultrapassar Iwasa e ocupar o décimo terceiro lugar.

Durante a décima primeira volta os dez primeiros eram: Verschoor, Daruvala, Merhi, Hauger, Fittipaldi, Lawson, Caldwell, Hughes, Cordeel e Sato. Mehri ganhou o segundo lugar de Daruvala. Neste momento, Cadwell tinha ganhado 15 posições, enquanto Hauger e Hughes ganharam 11 cada.

Foi na décima terceira volta que Daruvala e Sato seguiram para os boxes, substituindo os pneus supermacios pelos médios. Hauger e Lawson disputavam pelo terceiro lugar, o piloto da Prema colocou o carro de lado para assumir a terceira posição. Na sequência Merhi, Hauger, Fittipaldi, Hugjes e Nissany foram aos boxes para trocar os pneus de faixa roxa pelos médios.

O brasileiro que guia pela Charouz ocupava o sétimo lugar. Sato extravasa os limites de pista passando pela brita, o piloto ocupava o décimo nono lugar, apenas à frente de Novalak. Sargeant realizava uma escalada no grid, o piloto ocupava o oitavo lugar ao ultrapassar Hauger.

Durante a décima sexta volta foi a vez de Verschoor e Cordeel pararem. Saruvala assumiu a liderança, acompanhado por Lawson que tinha feito a sua troca na volta anterior. As ultrapassagens aconteciam, além de várias negociações na pista. Vesti, Iwasa e Caldwell se enfrentava, pelo sexto lugar, o piloto da ART Grand Prix foi jogado para fora da pista, reclamando na sequência no rádio.

Sargeant era o grande destaque neste momento da prova, o piloto da Carlin já estava no quarto lugar. Fittipaldi tentava acompanhar o traçado feito por Sargeant para escalar também o pelotão e tentar brigar por um pódio. No final do pelotão Drugovich era o décimo quarto colocado, estando à frente de Pourchaire que ocupava o décimo quinto lugar.

Verschoor contava com a volta mais rápida da prova depois de registrar 1m17s751. Vesti fora punido com cinco segundos após a disputa com Caldwell – mesmo sendo jogado para fora da pista, ele tinha forçado a ultrapassagem no adversário e ganhou vantagem na aceleração para retornar à pista.

Quando a prova chegou em sua metade os dez primeiros eram: Verschoor, Daruvala, Merhi, Sargeant, Fittipaldi, Lawson, Hauger, Vesti, Iwasa e Hughes. Fittipaldi tinha chegado em Sargeant e aproveitou para brigar pelo quarto lugar. A prova tinha dado uma acalmada, mas ainda existia alguns pilotos tentando buscar algumas posições no traçado. Vips aplicou o x’s em Nissany, quando o piloto da Dams tentou uma ultrapassagem. Doohan fora punido com cinco segundos por extravasar os limites de pista.

https://twitter.com/Formula2/status/1546051982409998336

Doohan ocupava o décimo sétimo lugar, ultrapassado por Williams. Fittipaldi fazia o uso do DRS para seguir pressionando Sargeant tentando contar com um erro do adversário.

Durante a volta 27, Doohan foi mais uma vez punido pelos limites de pista, com a reincidência foram aplicados 10 minutos.

Restando dez voltas para o final, Vesti estava atacando Hauger. Aos poucos alguns pilotos precisavam tomar distância por conta do desgaste dos pneus. Os dez primeiros eram: Verschoor, Daruvala, Merhi, Sargeant, Fittipaldi, Lawson, Hauger, Vesti, Iwasa e Hughes.

Com a pista seca, vários pilotos eram advertidos pelos limites de pista. Verschoor estava tranquilo na liderança, estabelecendo quase sete segundos de vantagem para Daruvala. Iwasa então foi punido com cinco segundos, pelos limites de pista no giro 33. Na sequência Vesti e Lawson também foram punidos.

Doohan passou pelos boxes, cumpriu a punição e retornou para a pista com os pneus supermacios.

Na volta 37 Merhi tinha chegado em Daruvala, com uma diferença de menos de um segundo, desta forma o piloto espanhol tinha o benefício de usar o DRS para o ataque. Fittipaldi também passou a atacar Sargeant, enquanto Hauger também tinha se aproximado.

No penúltimo giro Merhi que tinha colocado pressão no adversário encontrou um espaço para ocupar a segunda posição. Na sequência o piloto da Campos foi punido com cinco segundos pelos limites de pista, enquanto Lawson foi penalizado com dez segundos.

https://twitter.com/Formula2/status/1546057548767297537

Chegando na última volta, Vesti foi punido com dez segundos. Verschoor então cruzou a linha de chegada na primeira posição, seguido por Merhi e Daruvala, mas com a aplicação das penalidades as posições mudariam.

Com a aplicação das punições Merhi caiu para o quinto lugar, desta forma Daruvala assumiu a segunda posição com Sargeant entrando no pódio. Fittipaldi obteve o quarto lugar. Lawson caiu para o décimo segundo lugar. Drugovich e Pourchaire ficaram fora da zona de pontuação.

Verschoor não conseguiu levar o carro até o pit-lane o piloto foi obrigado a encostar o carro assim que completou a última volta da prova. Em caso de uma pene seca ele poderia ser desclassificado.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
Botão Voltar ao topo