Max Verstappen venceu o GP da Espanha, para conquistar a 61ª vitória da carreira. Embora o holandês tenha cruzado a linha de chegada na primeira posição, o piloto não conta mais com a vantagem que tinha no início da temporada.
As voltas finais do GP aconteceram em torno de muita tensão, já que de fato tinha uma perseguição sendo alimentada por Lando Norris. O piloto da McLaren fez o possível para tentar reduzir a distância entre eles, mas Verstappen foi instruído pela equipe para acelerar um pouco mais.
O piloto da Red Bull cruzou a linha de chegada com uma vantagem de apenas 2s2. Norris poderia ser o vencedor dessa prova, se não fosse o problema na largada que acabou custando a sua corrida e mudando a sua dinâmica de paradas para correr atrás do prejuízo.
Pouco depois da largada, Norris foi surpreendido por Russell que contou com o caminho livre para superar o piloto da McLaren, que desenvolveu uma batalha particupar com Verstappen. Mas no terceiro giro, Russell foi alcançado pelo competidor da Red Bull – que só perdeu a ponta por conta da dinâmica das paradas.
Lewis Hamilton celebrou o pódio com a Mercedes, em mais uma corrida que a Ferrari não conseguiu o resultado esperado. O inglês precisou batalhar com George Russell e munid por uma estratégia melhor no final da prova, superou o companheiro de equipe. Hamilton fatura o seu primeiro pódio em uma corrida principal no ano.
Russell fechou a prova ocupando a quarta posição salvando mais alguns pontos para a equipe alemã. A dupla da Mercedes conseguiu concluir a prova da Espanha à frente das Ferraris, chamando a atenção pelo trabalho realizado.
Na Ferrari a corrida foi movimentada, Carlos Sainz e Charles Leclerc batalharam entre eles e contra os adversários na pista, mas mesmo tentando fazer o máximo para progredir na prova, tiveram que aceitar um resultado fora do pódio. Leclerc tentou buscar Russell até o final da prova, mas o piloto da Mercedes teve um resultado melhor. O monegasco foi apenas o quinto colocado, com Sainz em sexto.
Oscar Piastri fez sua prova de recuperação depois de um Q3 ruim e faturou a sétima posição. Enquanto Sergio Pérez que fez uma estratégia diferenciada, foi apenas o oitavo colocado, demorando muito para progredir na corrida, mesmo contando com um dos melhores carros do grid.
Pierre Gasly e Esteban Ocon evitaram um duelo interno desnecessário, para completar o top-10, com Gasly em nono e Ocon em décimo. A Alpine prova na Espanha estar com um ritmo melhor que o da Aston Martin, em uma prova que foi muito difícil para os ingleses.
Saiba como foi o GP da Espanha
Lando Norris conquistou a pole no sábado, superando o tempo de Max Verstappen para ter o direito de começar o GP da Espanha da posição de honra. Logo atrás classificaram Lewis Hamilton e George Russell, acompanhados por Charles Leclerc e Carlos Sainz.
Várias duplinhas eram observadas ao longo do grid. Sergio Pérez foi encaminhado para a 11ª posição, para cumprir a punição que carregou do Canadá.
A Williams optou por quebrar o parque fechado e fazer algumas mudanças no carro de Alexander Albon.
Your grid for the 2024 Spanish Grand Prix! 🇪🇸 #F1 #SpanishGP pic.twitter.com/GDj15nshVh
— Formula 1 (@F1) June 22, 2024
Todos os pilotos optaram por começar a corrida com os pneus macios, a exceção foi Alexander Albon que apostou nos pneus médios. Entre os pilotos que usavam os pneus macios, Verstappen, Hamilton, Russell, Gasly, Ocon e Pérez estes compositores estavam com os pneus usados.
Largada autorizada, Norris fez uma boa largada, mas na primeira curva, George Russell superou o piloto da McLaren e da Red Bull, para assumir a primeira posição. Norris foi atrapalhado por Verstappen e caiu para o terceiro lugar.
Mais atrás, Piastri superou Ocon, para ocupar o oitavo lugar. Pérez por sua vez tentava avançar no grid, mas no duelo com Hülkenerg, o piloto da Haas se saiu melhor. Outras batalhas aconteciam no meio do pelotão. Stroll passou a ocupar o décimo terceiro lugar.
A corrida seguiu e na volta seguinte o DRS foi ativado. Verstappen podia atacar Russell e Norris tentava se manter na zona de ativação para duelar com o holandês pela terceira posição.
No terceiro giro, Verstappen saltou para a ponta. Sainz fez o uso do DRS para superar Leclerc e ocupar o quinto lugar. Na sequência era o monegasco que podia fazer o uso do DRS para atacar o companheiro de equipe, mas eles também precisavam pensar em Gasly, Piastri e Ocon que estavam na cola dos pilotos da Ferrari.
LAP 3/66
VERSTAPPEN TAKES THE LEAD!
The Red Bull almost mimics Russell’s first lap heroics to seize the upper hand!#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/lL2PRvnRmO
— Formula 1 (@F1) June 23, 2024
Com cinco voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Norris, Hamilton, Sainz, Leclerc, Gasly, Piastri, Ocon e Hülk.
Russell já tinha se distanciado de Verstappen, com uma diferença de 1s4. Norris por sua vez passou a perseguir o piloto da Mercedes na busca pela segunda posição.
No sétimo giro, Zhou e Tsunoda duelavam pela décima sexta posição. Sergio Pérez não tinha progredido na corrida, se mantendo em décimo primeiro, depois de não ter conseguido nada na briga com o piloto alemão da Haas.
Na décima volta, Zhou e Tsunoda se lançaram aos boxes para instalar os pneus médios. Os pilotos retornaram no final do pelotão. No giro seguinte foi a vez de Kevin Magnussen concluir a parada obrigatória.
Na 12 volta, Pérez concluiu a ultrapassagem em Hülk, na sequência o alemão foi para os boxes realizando a sua parada obrigatória.
O grid, como um todo começou a pensar nas suas trocas de pneus, pois os compostos macios não tinham como durar por muito tempo, ainda mais com a pista em 42 °C.
Durante a volta 15, Magnussen foi punido com cinco segundos por uma queima de largada. O piloto da Haas ocupava apenas a décima oitava posição.
No giro seguinte, Russell fez a sua troca de pneus e a Mercedes enfrentou problemas na substituição do pneu traseiro direito, da mesma forma que aconteceu com Pierre Gasly no giro anterior. O piloto da Mercedes foi devolvido à frente de Sainz, como os pilotos estavam na mesma condição de pneus por conta do momento da parada, o espanhol tentava atacar adversário para obter a posição.
LAP 16/66
Russell is first amongst the leaders to pit, and it’s a slow one! 😔
He just exits ahead of Sainz, which is around 3 seconds lost for the Mercedes.#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/1pO9c45MVy
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A corrida seguiu e Fernando Alonso estava completamente vulnerável.
Verstappen cumpriu a parada obrigatória na volta 18. Norris assumiu a liderança, seguido por Leclerc e Piastri que ainda não tinham trocado os pneus.
Duas voltas depois, Sainz e Hamilton duelaram pela sexta posição, os pilotos se tocaram e o inglês levou a vantagem, concluindo a ultrapassagem. O carro da Mercedes estava rendendo bem neste começo com os pneus médios, diferente da Ferrari.
Na McLaren, Piastri fez a sua parada primeiro, instalando os pneus médios, podendo servir como um referencial para Norris. O inglês da McLaren permanecia na liderança, com Leclerc ainda ocupando o segundo lugar.
Depois de um último giro na pista, Norris foi chamado aos boxes, a parada de Norris foi melhor que a de Piastri. O inglês foi devolvido logo atrás de Sainz, precisando remar tudo de novo para brigar pelo pódio, já que era o sexto colocado. No entanto, Norris contava com pneus mais novos.
LAP 24/66
Norris pits from the lead 👇
The McLaren exits P6, but having extended his first stint by 6 laps over the rest – it looks like they’re going for the long game! 📈#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/RaGox5qAJ6
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Leclerc liderou por apenas uma volta e como já era o esperado, foi devolvido atrás de Gasly.
No giro 27, Sainz foi superado por Norris, enquanto Leclerc ganhou a posição de Gasly. Neste momento da corrida, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Hamilton, Norris, Sainz, Leclerc, Gasly, Ocon, Pérez e Piastri.
Pérez foi superado por Piastri, o piloto da Red Bull estava em uma estratégia diferente, já que usava um segundo jogo de pneus macios e admitia que precisaria fazer uma segunda parada para cumprir a regra de obrigatoriedade de usar compostos diferentes.
No final do grid, Bottas, Tsunoda e Magnussen fizeram mais uma troca de pneus, agora usando os compostos duros. No giro 31, Norris já tinha se aproximado de Hamilton na briga para recuperar a terceira posição. Verstappen que era o líder, tinha mais de 7 segundos de vantagem para Russell.
Na volta seguinte, Norris superou Hamilton e conseguiu chegar ao terceiro lugar. Na sequência, o piloto da McLaren começou a sua perseguição em Russell.
LAP 32/66
Same corner, same move. The charge continues! 💪
Hamilton is the next to be demoted by Norris, who moves the McLaren back onto the podium in P3 ⬆️#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/sZYzl7vxsW
— Formula 1 (@F1) June 23, 2024
Pérez fez a sua segunda parada e diferente dos pilotos que apostavam nos pneus duros, o mexicano passou a utilizar os pneus médios. O piloto foi devolvido na décima quarta posição, durante o giro 33.
No giro 35, Norris fez uma manobra semelhante com Russell, mas o piloto inglês foi mais aguerrido na defesa da posição e tentou retomar o segundo lugar. Porém, com este duelo, Hamilton aproveitou para se aproximar de Russell, podendo então ameaçar o próprio companheiro de equipe.
Depois de uma das melhores brigas da corrida, Russell foi chamado para mais uma troca de pneus. Sainz acompanhou o piloto da Mercedes nos boxes, ambos instalaram os pneus duros.
A maior parte do grid contava com apenas um jogo de pneus médios, então para realizar mais uma parada precisavam usar os pneus duros ou macios.
Com 42 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Hamilton, Leclerc, Piastri, Russell, Sainz, Pérez, Gasly e Zhou. Verstappen tinha apenas 5s5 de vantagem para Norris, com a distância entre eles sendo reduzida ao longo das voltas. No meio do pelotão aconteciam algumas ultrapassagens, por conta dos diferentes trabalhos e apostas com os pneus disponíveis para o fim de semana.
Norris assumiu a liderança no giro 45, pois Verstappen fez mais uma troca de pneus. O piloto contava com os pneus macios. Hamilton também aposta nos pneus macios para o final da prova.
LAP 45/66
The gap is 4.4 seconds as Verstappen pits for what should be the final time!!
“Verstappen has pitted, this is our chance now.” McLaren tells Norris, who now leads in clean air 📻#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/Hn142ZK7jo
— Formula 1 (@F1) June 23, 2024
O inglês da Mercedes foi devolvido atrás de Sainz e rapidamente buscou o espanhol para superá-lo e ocupar o sexto lugar. Russell fez o mesmo com Piastri, pela diferença dos pneus duros mais novos, contra os compostos médios mais velhos usados pelo australiano.
Para tentar obter um resultado melhor com Piastri, o piloto parou mais uma vez no giro 47. Na sequência a McLaren repetiu a manobra com Norris, instalando os pneus macios, assim como a Red Bull fez com Verstappen. Leclerc também parou mais uma vez, apostando nos pneus macios.
A parada de Norris não foi tão boa, mas o piloto da McLaren foi devolvido atrás de Verstappen, separados por 7s8. Leclerc também estava em uma distância de 7s2 para Sainz.
LAP 49/66
First lap out of the pits and Norris gains 1.5 SECONDS on Verstappen 🟣
The gap is 7 seconds between them. Is anybody else getting Imola vibes? 😅#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/0iU8hdw2nR
— Formula 1 (@F1) June 23, 2024
Com 50 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Hamilton, Sainz, Leclerc, Pérez, Piastri, Gasly e Ocon.
A Red Bull optou por uma terceira parada com Pérez, com o mexicano sendo devolvido na décima posição, tentando lugar por alguns pontos.
Tsunoda que já era o último colocado na tabela, recebeu uma punição de cinco segundos por velocidade excessiva nos boxes.
Hamilton então fez a ultrapassagem em Russell, para ocupar o terceiro lugar. Neste momento da prova, Verstappen observava a vantagem ser reduzida para 5s2, pois Norris não estava poupando nada para chegar no holandês até o final da prova.
Sainz deu passagem para Leclerc, por eles estarem em estratégias diferentes. Desta forma o monegasco voltou a andar à frente do companheiro de equipe.
Restando dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Hamilton, Russell, Leclerc, Sainz, Piastri, Gasly, Pérez e Ocon.
Restando seis voltas para o final, Albon cometeu um erro e espalhou na brita, mas por não ficar atolado, não provocou uma neutralização da prova.
Leclerc também tentava se aproximar de Russell para faturar o quarto lugar.
Foi apenas na última volta que Leclerc de fato teve chances de ameaçar Russell.
Pérez superou Gasly, para ocupar o oitavo lugar.
Verstappen venceu o GP da Espanha, mas o holandês cruzou a linha de chegada com apenas 2s2 de vantagem para Norris.
CLASSIFICATION 📋
Here's the result from a thrilling afternoon in the Spanish sunshine 🌞🇪🇸#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/3iOA4dEYUR
— Formula 1 (@F1) June 23, 2024