Neste domingo (23) a Fórmula 2 disputou a Corrida Principal, a prova contou com vitória de Jak Crawford, o piloto acertou a estratégia com o pit-stop realizado, parando antes que Paul Aron e por contar com pneus aquecidos, superou o adversário em pista.
Aron ainda cometeu um erro enquanto buscava retomar a liderança, jogando pontos precisos fora. O competidor que mirava a vitória, passou as próximas voltas do final da corrida tentando retornar ao pódio; Aron até figurou no top-3, mas Juan Manuel Correa superou o estoniano.
Franco Colapinto faturou a segunda posição com a MP Motorsport, sendo beneficiado pelo erro de Aron. Este é o primeiro pódio do piloto argentino em uma corrida principal da Fórmula 2. Juan Manuel Correa que foi punido no sábado após o encerramento da prova por conta da infração dos limites de pista, se superou mais uma vez e celebrou o pódio no domingo.
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A pole foi conquistada por Paul Aeron na última sexta-feira, dando a oportunidade para o líder do campeonato começar a corrida ocupando a posição de honra. O estoniano dividiu a primeira fila com o norte-americano Jak Crawford. Logo atrás estavam Colapinto e Gabriel Bortoleto.
Aron seguiu na liderança da prova, um pouco mais atrás no grid, Victor Martin e Dennis Hauger colidiram e rodaram na brita da curva 2, desta forma os dois pilotos abandonaram a corrida imediatamente.
Hadjar apresentou um excelente início de corrida, largando da 11ª posição, para logo aparecer em 5°, aproveitando o momento que a pista ainda estava livre, antes do Safety Car pintar e neutralizar a prova.
O ritmo normal da corrida foi reestabelecido na quarta volta, Aron fez o possível para se manter na liderança, ampliando a diferença para Crawford evitando que o piloto utilizasse o DRS para atacá-lo.
Como era esperado, os pneus sofreram muito ao longo do fim de semana e a prova principal seria um desafio por conta deles. Na oitava volta, aqueles que começaram a corrida com os pneus duros, começaram a se beneficiar em relação aos pilotos que iniciaram a prova com os macios. Joshua Duerken superou Hadjar na curva 1, tentando ganhar terreno por usar os pneus duros.
As paradas começaram e Crawford logo abandonou a segunda posição para fazer a sua troca de pneus. Ritomo Miyata e Zak O’Sullivan acompanharam o norte-americano na passagem aos boxes. No próximo giro foi a vez de Enzo Fittipalidi e Zane Maloney também se lançaram ao pit.
Neste momento da prova, aqueles pilotos que pararam antes, tinham o benefício de retornar para a pista, aquecer os pneus e superar os adversários. Os duelos depois da saída dos boxes se intensificaram.
Gabriel Bortoleto realizou a sua parada na décima primeira volta, voltando para o traçado ocupando a 14ª posição, logo atrás de Crawford. O’Sullivan então realizou a ultrapassagem no piloto brasileiro.
Na volta 12, Arton foi chamado aos boxes e Colapinto acompanhou o movimento. O piloto da Hitech retornou à frente de Crawford, mas como já era esperado, o piloto da DAMS superou o piloto que até aquele momento era o líder da corrida. Colapinto mante a posição sobre Bortoleto.
A prova seguiu e no giro seguinte o Safety Car Virtual pintou na pista, pois o carro da AIX Racing de Taylor Barnard ficou parado na entrada do pit-lane. O ritmo da corrida voltou ao normal no giro seguinte.
LAP 14 / 37
Virtual Safety Car 🟡
Taylor Barnard stops on the pit entry #F2 #SpanishGP pic.twitter.com/OoNER5cEw5
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Aron seguiu trabalhando a sua aproximação em Crawford, mas um erro aconteceu no giro 16 e fez o piloto estoniano recuar. O competidor perdeu três posições, sendo superado por Bortoleto, Colapinto e O’Sullivan.
Durksen liderava, por estar em uma estratégia diferente, permitindo que o piloto permanecesse mais tempo na pista por estar com os pneus duros. No entanto, foi o líder que provocou na volta 18 o novo ativamento do Virtual Safety Car.
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Virtual Safety Car 🟡
Dürksen stops on track and is out of the race#F2 #SpanishGP pic.twitter.com/y8dM3EnutN
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Quando o ritmo normal foi retomado no giro 20, Colapinto passou a pressionar Bortoleto, enquanto o brasileiro da Invita fazia o possível para se defender da posição. Porém, com o DRS ativado, na volta 23, o argentino aproveitou a aproximação da curva 1 para concluir a ultrapassagem.
Restando 10 voltas para o final da corrida, Correa foi aos boxes para instalar os pneus macios, foi devolvido em nono para o traçado. Neste momento Aron atacou Bortoleto e também fez a manobra de ultrapassagem. Restava Cordeel parar e com o piloto cumprindo a parada obrigatória, Crawford retomou a liderança.
Correa se beneficiou do uso dos pneus macios para fazer as suas investidas e ultrapassagens, escalando o grid.
Com a prova se aproximando do final, Botoleto foi ultrapassado por Hadjar, o brasileiro então se tornou o 5° colocado em pista. Enquanto o seu companheiro de equipe, Kush Maini, faturou a 7ª posição com ultrapassagem em Maloney.
No último giro os pilotos da Invicta estiveram juntos em duelo, com um toque acontecendo entre eles. A asa dianteira do carro do piloto brasileiro ficou danificada.
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The Invicta’s collide! 😱#F2 #SpanishGP pic.twitter.com/JSdmHFV4QN
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Crawford cruzou a linha de chegada na liderança, seguido por Colapinto e Correa que celebraram o pódio. Aron cruzou a linha em quarto lugar para manter a liderança do campeonato sobre o quinto colocado Hadjar. Maini superou Bortoleto, eles ficaram em sexto e sétimo, respectivamente, com Maloney, Cordeel e o favorito da casa, Josep María Martí, completando os pontos para a Campos Racing.