Nesta quarta-feira (14) a Mercedes realizou o lançamento do W14, carro que será guiado pelo heptacampeão Sir. Lewis Hamilton e George Russell, o time é a penúltima equipe a realizar a divulgação do carro. A Mercedes ainda contará com Mick Schumacher, pois o alemão atuará como piloto de desenvolvimento e reserva da equipe em 2023.
Mesmo sendo conhecidos como flechas de prata, a Mercedes optou pela pintura preta para usar no W14 em 2023. A escolha é icônica e também é uma escolha consciente baseada na performance, pois com o carro preto eles conseguem reduzir o peso do equipamento. Os uniformes da Mercedes permanecem em preto como aconteceu no ano passado e nas últimas temporadas quando o time passou a optar pela pintura preta.
As cores dos patrocinadores aparecem sutis pelo carro, o vermelho da INEOS está apenas em um detalhe do Santo Antônio, enquanto o verde da Petronas surge como uma faixa no carro. O carro de Lewis Hamilton terá os detalhes em verde-limão, enquanto o carro de Russell aparece com uma outra tonalidade de verde, tanto nos números como nos defletores que estão acima dos pneus.
“Nossas esperanças e expectativas são sempre ser capazes de lutar por um Campeonato Mundial. No entanto, nossos concorrentes foram muito fortes no ano passado e estamos tentando alcançá-los”, disse o chefe de equipe e CEO da Mercedes, Toto Wolff. “Correr na frente requer resiliência, trabalho em equipe e determinação. Enfrentamos todos os desafios, colocamos a equipe em primeiro lugar e não deixaremos pedra sobre pedra na busca por cada milissegundo. Este ano, vamos com tudo para voltar à frente.”
A Mercedes encerrou o último Campeonato como terceira colocada, mas a equipe deseja ser mais competitiva em 2023. No W13 o time alemão inovou, surgindo com um carro com zero-sidepodes, mas que se tornaram um desafio para a equipe. Ao longo do ano, Lewis Hamilton e George Russell realizaram diversos testes, tentando melhorar a performance do W13, além desses dados serem revertidos para a construção do W14.
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O time teve a oportunidade de avaliar o projeto e fazer estudos para melhorar o desempenho em pista. A Mercedes chega novamente neste Campeonato tentando provar que ainda consegue construir carros competitivos em diferentes regulamentos e, tem confiança que estará mais uma vez no topo. Antes do início do Campeonato de 2022, os alemães relataram a dificuldade para lidar com os novos regulamentos técnicos, afinal era tudo muito novo e mesmo com muita pesquisa, existiam possibilidades de interpretação para a criação dos seus carros.
“O ano passado foi difícil, mas trouxe muitos aprendizados”, comentou Toto. “Espero que 2023 seja a prova de que entendemos como resolver os problemas e melhorar o pacote do carro.”
“O W13 certamente teve um desempenho que nunca conseguimos desbloquear e colocar toda a sua força aerodinâmica no solo. Nosso carro teve um desempenho muito bom no final da temporada. No entanto, ainda tivemos os famosos saltos em alguns circuitos e o carro nunca deu um bom feedback aos pilotos, o que os limitou a realmente forçar. Tentamos manter todas as qualidades do W13 e resolver suas fraquezas”, continuou.
Enquanto alguns acreditavam que os carros de 2022 teriam mais semelhanças por conta dos regulamentos mais rígidos, as equipes conseguiram criar carros bem diferentes e com características próprias, mas neste ano, muitos ‘copiaram’ ideias de outras equipes, para produzir os seus novos equipamentos.
A Mercedes tem uma excelente dupla de pilotos, capaz por brigar por um novo título. Por mais que Lewis Hamilton não tenha vencido em 2022, o piloto conquistou pódios e auxiliou a equipe. O piloto até poderia ter mais pontos, mas a Mercedes falhou com o inglês em algumas etapas, comprometendo os seus resultados. Certamente, nesta temporada a Mercedes tem na mira novas vitórias.
George Russell venceu o GP de São Paulo, o piloto foi muito bem na Sprint, cruzando a linha de chegada na primeira posição, mas repetiu o feito no domingo e celebrou com a equipe. A única vitória da Mercedes em 2022 aconteceu com o britânico que estava disputando a sua primeira temporada completa com a equipe. Russell fez uma temporada muito regular, conseguiu pódios e muitos resultados dentro do top-5.
No começo do ano enquanto Hamilton testava configurações diversas e andava com o carro com equipamentos para ajudar no desenvolvimento do W13, Russell pode correr em uma configuração mais neutra e capitalizar mais pontos. As escolhas da Mercedes fizeram com que Russell encerrasse o ano à frente de Hamilton, foram 275 pontos obtidos pelo dono do carro #63, enquanto Hamilton obteve 240 pontos.
Com o final da temporada se aproximando a Mercedes estava mais competitiva e até mesmo ameaçou o segundo lugar da Ferrari no Mundial, o time alemão conquistou 515 pontos, contra os 554 da Ferrari e os 759 da obtidos pela Red Bull.
Mick Schumacher foi escolhido para ser o piloto reserva, pois conhece os novos regulamentos e tem experiência com o novo carro usado na Fórmula 1. O alemão vai auxiliar a Mercedes e os pilotos titulares ao longo do ano, testando diferentes configurações para que os pilotos possam ir para a pista sem perder muito tempo com testes desnecessários.
A pré-temporada está programada para acontecer entre os dias 23 a 25 de fevereiro no Bahrein.