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Dürksen fatura vitória em prova Sprint da F2 no Azerbaijão e faz história para o Paraguai

Em corrida acirrada, Dürksen realiza ultrapassagens decisivas para celebrar primeira vitória na Fórmula 2

Largando da quarta posição Joshua Dürksen, o piloto paraguaio faturou a sua primeira vitória na Fórmula 2 com a Aix Racing. Buscando ultrapassagens decisivas, o competidor foi em busca de Gabriele Mini para ganhar a primeira posição e comandar o restante da corrida, fazendo uma prova segura até a bandeirada.

O resultado foi surpreendente, principalmente por vir de um piloto que tem crescido muito ao longo do campeonato.

Dürksen dividiu o pódio com Jak Crawford e Mini, o ploto da DAMS conseguiu superar o competidor da Prema, pouco depois do Safety Car provocado por Ritomo Miyata deixar a pista.

Gabriel Bortoleto fez uma largada conservadora e no estante da corrida travou alguns duelos com os adversários que estavam ao seu redor. O Safety Car ajudou o brasileiro que viu uma oportunidade de mergulhar no pelotão, para obter o 5º lugar, enquanto ocupava o 8° lugar.

Isack Hadjar que duela com Bortoleto pelo título, terminou a prova Sprint fora da zona de pontuação, obtendo apenas o 12º lugar com a conclusão da prova.

A F2 retorna nesta madrugada de domingo, para o duelo da corrida principal no Azerbaijão. A largada está prevista para acontecer às 4h35 (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a corrida Sprint da F2 no Azerbaijão

Depois da conclusão da classificação, Isack Hadjar foi punido, o piloto provocou uma bandeira vermelha durante a sessão, sendo a única interrupção da atividade. Por comprometer a sessão de outros pilotos, Hadjar teve a última volta rápida deletada, desta forma perdeu o décimo quinto lugar e começará a prova na 20ª posição.

Bom para Gabriel Bortoleto, que vê o seu rival enfrentando dificuldades, enquanto ele já figurava na zona de pontuação. O brasileiro teve a oportunidade de começar a prova sprint ocupando quinto lugar.

Christian Mansell conseguiu o direito de começar a prova ocupando o primeiro lugar, por conta da inversão do grid. O piloto da Trident que está estreando neste fim de semana na F2, dividiu a primeira fila com Jak Crawford.

Largada autorizada, Mansell conseguiu manter a ponta. As primeiras curvas eram as mais desafiadoras, Bortoleto fez uma largada conservadora, evitando os duelos que estavam à sua frente, o brasileiro caiu para o oitavo lugar.

Sem nenhum incidente na primeira volta, a corrida seguiu, com a proximidade entre os pilotos, os competidores duelavam com os rivais. Hadjar fez o oposto de Bortoleto, começando a corrida do final do grid, aproveitou a largada para ganhar algumas posições e se tornar o décimo sexto colocado.

Na segunda volta, Maini era pressionado por Maloney, o barbadiano não conseguiu a ultrapassagem e precisou recuar, mas Martins viu uma oportunidade e ultrapassou o piloto da Rodin.

Após cinco voltas, os dez primeiros eram: Mansell, Mini, Dürksen, Crawford, Maini, Martins, Maloney, Bortoleto, Browning e Antonelli.

Os duelos estavam acirrados, mas por conta da pista estreita e do trenzinho formado pelo DRS, as ultrapassagens não aconteciam.

No entanto, duas voltas depois, Mini que estava construindo uma aproximação em Mansell, arriscou e mergulhou para ocupar a primeira posição. O piloto da Trident tentou se manter próximo do adversário, para não perder contato e tentar recuperar o primeiro lugar. Foi nesta mesma volta que Hadjar realizou mais uma ultrapassagem para ocupar o 14º lugar.

Na volta seguinte foi a vez de Dürken superar Mansell para se tornar o segundo colocado. Maini também participou de um duelo em pista com Maloney, para ocupar o quinto lugar. Maloney quase se envolveu em um incidente com Martins, mas se manteve no sexto lugar.

Por ser uma corrida sem paradas, os pilotos precisavam resolver as suas pendências em pista.

Como Verschoor estava com a corrida comprometida, o piloto da Trident foi aos boxes e aproveitou o momento para instalar os pneus supermacios, para melhorar as suas condições em pista.

Chegando ao décimo giro, os dez primeiros eram: Mini, Dürksen, Mansell, Crawford, Maini, Maloney, Martins, Bortoleto, Browning e Antonelli. Pouco depois foi a vez de Martins recuperar o sexto lugar, depois da ultrapassagem de Maloney.

Na volta 12, Bortoleto pressionava Maloney pelo duelo da sétima posição. Enquanto na ponta, Mini era pressionado por Dürksen. O piloto paraguaio encontrou o espaço que era necessário para saltar ao primeiro lugar, buscado a sua primeira vitória na Fórmula 2. O brasileiro também encontrou a brecha necessária para fazer a ultrapassagem, pouco depois de Maloney tocar brevemente a barreira de contenção.

Depois da ultrapassagem, Dürksen abriu rapidamente 1s8 de vantagem para Mini. Maloney começou a perder muita performance, então foi também superado por Antonelli, lidando na sequência com Browning e Aron.

Antonelli tentava avançar e conseguiu superar Bortoleto, para ocupar o sétimo lugar. Foi no final da volta 15 de 21 que o Safety Car pintou na pista, pois Miyata acertou a barreira de contenção.

Neste momento de neutralização da corrida, os dez primeiros eram: Dürksen, Mini, Crawford, Martins, Mansell, Maini, Antonelli, Bortoleto, Maloney e Aron. Alguns pilotos como Fittipaldi e Villagomez foram aos boxes para instalar um novo jogo de pneus e tentar aproveitar essa reaproximação do grid pelo Safety Car para ganhar algumas posições.

A relargada aconteceu na volta 18, Bortoleto aproveitou este momento da prova para saltar ao quinto lugar. Pouco depois o brasileiro foi tocado por Mansell, mas o piloto da Invicta conseguiu se manter no quinto lugar.

Bortoleto tinha se aproveitado o erro de Antonelli e Maini para avançar no grid.

Restando três voltas para o final e alguns duelos mais duros no grid, os dez primeiros eram: Dürksen, Crawford, Mini, Martins, Bortoleto, Aron, Antonelli, Mansell, Maini e Maloney.

A prova se encaminhou para o final com Dürksen novamente estabelecendo uma boa distância para o segundo colocado, podendo fazer uma chegada segura.

Dürksen vence pela primeira vez na Fórmula 2 – Foto: reprodução F2

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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