O bom resultado da Alfa Romeo no Grande Prêmio da Alemanha durou pouco, com o término da prova, os dois pilotos passaram a ser investigados e por fim, os comissários, cerca de quatro horas depois, penalizaram Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi. O motivo que levou a decisão, foi um ajuste na embreagem no momento da largada.
Desta forma, Raikkonen e Giovinazzi, que cruzaram a linha de chegada em sétimo e oitavo, respectivamente, após receber uma punição de 30 segundos cada, abandonam a zona de pontuação.
Os comissários aplicaram a punição de acordo com o Artigo 27.1, relacionada a aplicação do torque da embreagem, durante o início da corrida, onde ele pode corresponder no máximo a 70 milésimos, enquanto na Alfa Romeo, foi identificado aproximadamente 300 milésimos.
Portanto o grid sofre alterações significativas, onde Romain Grosjean sobe para a sétima posição, seguido por Kevin Magnussen. O líder do campeonato mundial, Lewis Hamilton, passa a ser o nono colocado. Robert Kubica, por sua vez, fatura o primeiro ponto, desde seu retorno para a Fórmula 1, bem como o primeiro da temporada para a equipe.
Bom para a Williams que veio para esta prova com atualizações para o carro, buscando um melhor rendimento. Podemos dizer então, que este é o melhor resultado da equipe, até o momento.