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Desafio em Portimão: Alpine mirando a superação dos Toyota no WEC

Na Estreia do WEC em Portugal, André Negrão Encara um Obstáculo Difícil

Em uma busca por um feito histórico, a equipe Alpine, liderada pelo brasileiro André Negrão e os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière, enfrenta um desafio de grande magnitude. Na primeira etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), os carros da equipe Toyota demonstraram um ritmo superior, o que pode se mostrar decisivo no desenrolar da competição.

A vitória nas 8 Horas de Portimão, marcando a estreia do WEC em Portugal no próximo domingo, torna-se não apenas uma questão de prestígio, mas uma missão para superar a poderosa equipe Toyota. “Entrar para a história é incrível, mas nosso verdadeiro objetivo é derrotar a Toyota”, afirma Negrão, que se destacou em Spa-Francorchamps ao pilotar o Alpine A480, ficando à frente de um dos dois Toyota inscritos na corrida.

“Nós lideramos metade da corrida em Spa, mesmo com um pit stop adicional. Chegamos apenas um minuto atrás do Toyota vencedor, que se beneficia da tração integral e do motor híbrido, consumindo menos combustível. Queremos replicar esse desempenho em Portimão e, quem sabe, alcançar a vitória”, ressalta Negrão, campeão mundial do WEC em 2018/2019 na categoria LMP2. A vitória em Spa ficou com o Toyota GR010 Hybrid, pilotado pelo trio Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley.

Na corrida de abertura da temporada, Negrão desempenhou um papel crucial ao liderar a equipe durante parte da corrida. No entanto, a estratégia eficiente da Toyota, aproveitando o menor consumo de combustível da tecnologia híbrida para realizar um pit stop a menos, concedeu aos japoneses uma vantagem crucial. Apesar da Alpine liderar a maior parte da prova, a equipe japonesa assumiu a liderança definitiva quando restavam 40 minutos para o final da corrida, momento em que Negrão fez sua última parada nos boxes.

Em meio à pandemia, os treinos em Portimão exigirão adaptação de todos os pilotos. “Meus companheiros de equipe treinaram bastante no simulador, o que é provavelmente o caso para todos os pilotos baseados na Europa. No entanto, não tive essa oportunidade devido às restrições de viagem impostas pela pandemia, especialmente para não europeus”, relata o piloto brasileiro.

“No entanto, não me sinto em desvantagem. Sei que vou me adaptar a esta pista. Sei que é exigente e possui um asfalto impecável, mas com baixa aderência. É uma pista bastante elogiada, especialmente após a volta da Fórmula 1 a Portugal no ano passado”, acrescenta Negrão. Atualmente, Negrão e sua equipe ocupam a segunda posição no campeonato, com 18 pontos, atrás apenas da tripulação do Toyota vencedor na Bélgica, que soma 25.

A programação do final de semana terá início na sexta-feira (11), com a primeira sessão de treinos livres. No sábado, estão programados mais dois treinos livres e a classificação. A largada para as 8 Horas de Portimão do WEC está marcada para 7h.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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