O ePrix do México disputado neste sábado (14) foi marcado por várias batalhas, principalmente entre os primeiros colocados. Jake Dennis começa a temporada como líder do Campeonato após conquistar uma vitória no Circuito Hermanos Rodríguez. O piloto da Andretti foi paciente e esperou pelo melhor momento possível para realizar a ultrapassagem em Lucas Di Grassi e saltar para a ponta.
O piloto brasileiro controlou a primeira posição por três relargadas, mas cometeu um erro e foi superado por Dennis. Di Grassi ainda perdeu a posição para Pascal Wehrlein e precisou se contentar com o terceiro lugar.
O final da prova foi bem complicado, por conta da diferença do nível da bateria, Di Grassi precisou se defender para não perder o pódio. O brasileiro foi atacado por Jake Hughes, enquanto o piloto da McLaren também precisou lidar com as investidas de André Lotterer.
No último giro Hughes foi surpreendido pelo piloto da Andretti e caiu para o quinto lugar, mas Lotterer não tinha mais tempo para duelar com Di Grassi.
Saiba como foi o ePrix do México
Lucas Di Grassi conquistou a pole com a Mahindra, após superar Jake Dennis durante a sessão classificatória. A direção de prova determinou 36 voltas para o início da prova, mas se o Safety Car ou a Full Course Yellow for ativada, mudanças podem ocorrer quanto a duração da corrida.
The first starting grid of Season 9 ⚡
2x #MexicoCityEPrix winner @LucasDiGrassi starts on Pole!
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) January 14, 2023
Quando os carros entraram no traçado para batalhar pela primeira corrida da temporada, as temperaturas estavam mais elevadas, 39°C foram aferidos no traçado, com 22°C no ambiente.
Com a largada autorizada, Di Grassi manteve a ponta, enquanto Hughes tentou brigar pela segunda posição, mas precisou recuar, mantendo o terceiro lugar. Por conta da proximidade, muita disputa ocorria na pista e até mesmo alguns toques. Frijns que ocupava a décima nona posição caiu para o final do pelotão depois de um toque com o Nissan de Nato e ficou parado na pista, abandonando a prova.
Antes da conclusão da primeira volta o Safety Car entrou na pista. Os dez primeiros eram: Di Grassi, Dennis, Hughes, Lotterer, Ticktum, Wehrlein, Fenestraz, Buemi, Da Costa e Evans. Câmara ocupava a décima segunda posição com o carro da NIO. Nato seguiu para os boxes abandonando a prova após a batida com o piloto da ABT.
O Safety Car deixou a pista ao final da quinta volta, desta forma Di Grassi foi administrando a ponta para ter um controle melhor da relargada. O brasileiro foi administrando uma certa distância para Dennis, enquanto o piloto da Andretti era atado por Hughes. Não deu tempo do público curtir as disputas, pois instantes depois da relargada, entre as curvas 1 e 2, Bird abandonou a corrida ao enfrentar problemas com o seu equipamento e ficar lento na pista. O Safety Car foi ativado mais uma vez para que a remoção do carro do piloto da Jaguar da pista.
O segundo Safety Car do dia deixou o traçado ao final da nona volta. Di Grassi precisou mais uma vez controlar a ponta e estabeleceu uma vantagem de mais de 0s400 para Dennis, desta forma o piloto da Andretti pode fazer o mesmo com Hughes da McLaren, para evitar os ataques do piloto da McLaren.
Rapidamente Cassidy e Vandoorne ativaram o Modo de Ataque, Cassidy usou primeiro um minuto, enquanto o piloto belga fez a sua primeira ativação com duração de três minutos. Aos poucos outros pilotos também estavam trabalhando o modo de ataque.
Na décima segunda volta Di Grassi cometeu um erro enquanto Dennis saltou para a ponta e Hughes tentou se apoderar da primeira posição, provocando uma reviravolta na corrida dos primeiros colocados. Quando Dennis ativou o seu modo de ataque no giro seguinte, o piloto inglês manteve a ponta e Hughes então passou a pressionar o piloto brasileiro.
Com quinze voltas os dez primeiros eram: Dennis, Di Grassi, Hughes, Lotterer, Wehrlein, Fenestraz, Da Costa, Buemi, Evans e Vandoorne. Ticktum que fora punido cumpriu o Drive Through e retornou para a pista ocupando o décimo nono lugar.
Dennis disparou na ponta com mais de quatro segundos de vantagem para Di Grassi. Na volta 16 Mortara perdeu controle da traseira do carro e bateu na curva 10, entrando para a lista de competidores que abandonaram a prova mexicana.
Com 20 voltas os dez primeiros eram: Dennis, Di Grassi, Hughes, Wehrlein, Lotterer, Fenestraz, Da Costa, Buemi, Evans e Vergne. Os pilotos precisaram passar mais uma vez pelos boxes para que os fiscais de pista recuperassem o equipamento da Maserati.
Após a saída do Safety Car no final da volta 20, Dennis provou que poderia controlar a relargada e rapidamente estabeleceu uma distância de 0s800 de vantagem para o brasileiro da Mahindra. Nesta terceira relargada, Wehrlein passou a andar mais próximo de Hughes, desta forma o piloto da McLaren além de se preocupar com os ataques realizados em Di Grassi, precisava cuidar da traseira do seu carro para se defender do piloto da Porsche.
Durante a 26 volta, enquanto Di Grassi e Hughes acionaram o modo de ataque, Wehrlein viu a oportunidade perfeita para obter a terceira posição e roubar esse pódio da McLaren. Ticktum foi punido com dez segundos por ter extravasados os limites de pista e ter ganhado vantagem com a manobra.
Com 30 voltas, os dez primeiros eram: Dennis, Wehrlein, Di Grassi, Hugues, Lotterer, Buemi, Fenestraz, Da Costa, Vergne e Evans. Tictum e Fenestraz serão investigados depois do encerramento da prova por não ter seguido os procedimentos do Safety Car.
Por conta do período de Safety Car no início da corrida, cinco voltas foram acrescentadas para o encerramento da prova. Durante a volta 34, Hughes quase bateu em Di Grassi e por consequência, o piloto da McLaren quase foi acertado por Lotterer. A disputa pela terceira posição se tornou ainda mais intensa e Lotterer demonstrava que o carro da Andretti estava rendendo mais.
Hughes passou a optar por um traçado defensivo para não perder a posição para o rival, enquanto Di Grassi seguia tentando fazer o seu carro ficar mais largo atento ao desempenho do piloto da McLaren e a porcentagem da sua bateria, pois gastou um pouco mais de energia no começo da prova. Rast passou a perder desempenho e despencou para a décima oitava posição até abandonar a corrida na curva 7 do circuito.
Ticktum também recolheu o carro para os boxes, com o seu abandono acontecendo durante o giro 40.
Por conta da diferença da bateria, a batalha pelo terceiro lugar aconteceu até a bandeirada final. Lotterer encontrou uma brecha e realizou a ultrapassagem em Hughes, para ficar com o quarto lugar.
Dennis cruzou a linha de chegada na primeira posição, começando a 9ª temporada da Fórmula E na liderança. O piloto da Andretti dividiu o pódio com Wehrlein e Di Grassi.