ColunistasFórmula 1Fórmula EPost

De Vries participará de TL1 na Espanha com a Williams

Nyck de Vries fará finalmente a sua estreia na Fórmula 1. Neste próximo fim de semana em Barcelona, o holandês guirá o carro da Williams durante o primeiro trino livre.

O piloto reserva da Mercedes e atual campeão da Fórmula E, é especulado para guiar pela Williams, ocupando a vaga que atualmente é de Nicholas Latifi. O treino que será realizado na Espanha acaba alimentando mais ainda os rumores de que ele realmente está buscando essa vaga na F1.

Já ficou definido que essa é a última temporada da Mercedes na Fórmula E, o time foi adquirido pela McLaren que realizará alguns pequenos ajustes para correr no próximo ano e participar da era Gen3. Como a dupla de pilotos não foi confirmada para o próximo ano, acreditam que ocorrerá uma mudança dupla, portanto De Vries estaria finalmente livre para finalmente correr na Fórmula 1.

O regulamento atual da Fórmula 1, coloca a obrigatoriedade para que os times convidem jovens pilotos para participar por um ou dois dias de treinos livres. O TL1 é a atividade que geralmente alguns times costumam colocar os seus jovens pilotos para testar, mas não vinha acontecendo com muita frequência, desta forma colocaram uma obrigatoriedade para que os convites sejam realizados.

Desde que venceu o campeonato da Fórmula 2 em 2019, De Vries aguarda uma oportunidade para guiar na F1 – Foto: reprodução Fórmula E
LEIA MAIS: De Vries supera Mortara na largada e vence segundo ePrix de Berlim

De Vries foi o campeão da Fórmula 2 de 2019, mas assim como outros jovens que venceram o campeonato de base que dá acesso à F1, não conseguiu uma vaga na categoria principal, justamente por falta de assentos. O piloto então seguiu para a Fórmula E ao lado de Stoffel Vandoorne, para guiar pela Mercedes.

O holandês pode guiar nesse ‘teste’ no TL1, pois tem a superlicença necessária e também não participou de mais de dois finais de semana na F1 durante a sua carreira. De Vries já conduziu um carro de Fórmula 1 antes, mas foi no teste de pós-temporada oferecidos em Abu Dhabi ao final da temporada 2021.

“Estamos ansiosos para ter Nyck de Vries no carro para o TL1, pois é sempre bom trabalhar com um novo piloto e obter uma nova opinião sobre os pontos fortes e fracos do carro. A experiência e profissionalismo de Nyck serão cruciais na sexta-feira, pois ele concluirá alguns dos principais testes no TL1 antes de devolver o carro a Alex no TL2”, disse Dave Robson, chefe do departamento de desempenho da Williams.

Ainda é difícil cravar se De Vries seguirá para a Fórmula 1, o piloto tem uma grande oportunidade de se tornar bicampeão da Fórmula E com apenas 27 anos. O holandês acaba de conquistar a sua segunda vitória na temporada atual da Fórmula E, ganhando a Corrida 2 em Berlim.

LEIA MAIS: McLaren adquire Mercedes e confirma entrada na Fórmula E a partir da temporada 2022/23

Com a saída da Mercedes, De Vries está recebendo ofertas para permanecer na Fórmula E, além disso, a categoria elétrica é muito mais competitiva. Na Fórmula 1, o piloto está sendo cotado para correr na Williams que novamente ofereceu aos seus pilotos um carro muito complicado.

Albon está se estabelecendo como o primeiro piloto e o tailandês já conquistou os primeiros pontos para a Williams em 2022, enquanto fica cada vez mais evidente que Latifi não se adaptou ao carro e lidou com vários problemas nesta temporada. Se De Vries receber uma boa oferta na Fórmula E, provavelmente não cogitará esse vaga na Williams.

ESCUTE NOSSO PODCAST  ‘E SE…?’

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo