ColunistasDestaquesFórmula 1Post

De Vries e Verstappen entram para a lista de pilotos que os carros passaram por alteração na Arábia Saudita

Ainda na segunda corrida do ano, lista de trocas de componentes do motor ou câmbio fica mais extensa

Neste sábado antes do início da classificação, a FIA confirmou a troca de mais alguns componentes da unidade de potência. Nyck de Vries entrou para a lista de pilotos que passaram por alterações no motor.

O holandês não participou do TL2 pois a equipe estava trabalhando na substituição de alguns componentes do motor. O carro de De Vries recebeu um novo motor de combustão interna (ICE), turbocompressor (TC), MGU-H, MGU-K, central eletrônica (CE) e sistema de exaustão (EX).

Nyck de Vries também passou por troca de componentes do motor, entrando para a lista de pilotos e equipes que realizaram substituições nesse fim de semana – Foto: reprodução AlphaTauri
LEIA MAIS: Ferrari realiza mais trocas de componentes do motor na Arábia Saudita. Norris e Pérez também passam por mudanças

O piloto holandês não sofrerá punições nesta corrida pois a troca está dentro das mudanças permitidas da temporada. Os elementos que compõe a unidade de potência são limitadas, alguns componentes podem ser trocado três vezes, outros por duas vezes, mas ao realizar uma troca que excede o limite permitido pelo regulamento, o piloto recebe uma punição.

O que tem chamado a atenção neste início de temporada é que algumas equipes já realizaram trocas antes da segunda corrida do ano ser disputada. Parece que as peças estão sofrendo mais com o desgaste ou estão mais frágeis, mas também podem ter alguma relação com o nível de exigência desses circuitos que estão no início da temporada.

Antes das atividades do sábado serem iniciadas, a Red Bull confirmou a troca do câmbio usado por Max Verstappen, além dos componentes auxiliares. O piloto holandês está usando um segundo câmbio na Arábia Saudita após reclamar das trocas de marcha durante o TL2.

Verstappen que liderou todos os treinos livres da Arábia Saudita não completou a classificação, o piloto holandês enfrentou um problema no eixo de transmissão depois de atacar uma zebra. Verstappen foi forçado a abandonar a classificação antes do esperado, ficando preso no Q2.

LEIA MAIS: Pérez aproveita problema com Verstappen e estabelece a pole para o GP da Arábia Saudita 

“Foi a primeira vez que vi esse problema. Estava acontecendo quando eu saia da curva 10, o que é bem chato. Estávamos tendo um bom fim de semana, todas as sessões foram realmente boas e o carro funcionou bem em todas as vezes. Agora vai ser complicado chegar à frente, mas o importante é pontuar”, disse Verstappen.

A Red Bull realizou a alteração do câmbio de Sergio Pérez na sexta-feira, além de concluir a troca do sistema de armazenamento de energia (ES) e central eletrônica. Charles Lecerc e Carlos Sainz também passaram por trocas no motor, assim como Lando Norris.

Sendo apenas a segunda corrida do ano é de se imaginar que as punições pelo grid por troca de motor vão começar antes do esperado.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo