O início da temporada da Fórmula 1 já é marcado por algumas alterações de elementos da unidade de potência. A Ferrari optou por realizar mais algumas mudanças no carro de Charles Leclerc e incluiu o carro de Carlos Sainz nas alteraçãos.
Às vésperas do GP da Arábia Saudita a Ferrari comunicou a troca da central eletrônica do carro de Charles Leclerc, como a alteração é a terceira da temporada, o piloto será punido com a perda de dez posições no grid de largada deste domingo.
A mudança ocorre após Leclerc abandonar o GP do Bahrein com um problema eletrônico. Durante o domingo no Circuito do Shakir a Ferrari lidou com um problema que era novo para a equipe, precisaram substituir a central eletrônica por duas vezes, mas nem mesmo a alteração evitou o abandono do monegasco próximo ao encerramento da prova.
Nesta sexta-feira quando os carros estavam se encaminhando para as verificações do fim de semana, a FIA confirmou a substituição da central eletrônica do carro de Leclerc e outras alterações. Leclerc recebeu um novo motor de combustão interna (ICE) e MGU-H. Enquanto no carro de Carlos Sainz a equipe optou por trocar apenas o motor de combustão interna (ICE).
Ao logo do segundo treino livre Leclerc estava incomodado com o comportamento do carro e perguntou algumas vezes ao engenheiro sobre possíveis problemas. Leclerc estava sentindo como se o carro estive descarregando potência em alguns momentos.
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A temporada ainda está se encaminhando para a segunda corrida do ano e sabemos que os elementos que compõe o motor são limitados. Algumas peças as equipes podem substituir três vezes, enquanto outras estão limitadas em duas trocas. O motor é uma das partes mais caras de um carro de F1, desta forma foi criada a limitação de substituições de peças. Porém, com os limites estipulados as equipes tem o desafio de cumprir uma temporada usando apenas ‘três’ motores.
As trocas excedentes geram penalidades e os pilotos perdem posições no grid de largada da prova respectiva que as trocas aconteceram. Com um campeonato contando com 23 corridas, é de certa forma preocupante ver trocas acontecendo na segunda corrida do ano.
A McLaren também optou por trocar componentes do motor Mercedes usado por Lando Norris, o seu carro recebeu um novo motor de combustão interna, turbo compressor (TC), MGU-H e MGU-K. Lando não teve uma corrida fácil no Bahrein, após o abando de Oscar Piastri, o britânico ficou na pista mas lidava com um vazamento de pressão pneumática.
O carro de Sergio Pérez também passou por substituições, um novo sistema de armazenamento de energia (ES) e central eletrônica foram instaladas no carro. O piloto também recebeu uma nova caixa de câmbio, linha te transmissão e componentes auxiliares.